Os carros mais desejados do mundo no GT Brasil 2010

Existem inúmeros automóveis incríveis que desde sempre habitaram o imaginário dos apaixonados por veículos motorizados. São carros de todos os tipos, uma vez que há os que prefiram esportivos, os que prefiram sedãs potentes, os que gostem de compactos urbanos... Entretanto, há uma seleta categoria que reúne obras de arte automotivas que despertam emoções mesmo naqueles que não costumam prestar tanta atenção assim em carros: os superesportivos.

Superesportivos são automóveis que, muitas vezes, não são pensados meramente como um produto comercial. Sua concepção é tão custosa que em muitas situações as vendas não produzem lucro direto. Ainda assim são um bom negócio porque trazem ganhos incomensuráveis para a imagem de uma marca automotiva. Projetados com o que os engenheiros conhecem de melhor, são criados para quebrar recordes e impressionar condutores e espectadores.

Todos já sonhamos com um.

"Hum, hoje vai ser Ferrari, Porsche, Lambo ou Corvette?"

O ronco de uma Ferrari aumentando o giro de um motor é inconfundível. Assim como a Harley-Davidson fez, creio que os italianos deveriam patentear aquela inimitável sinfonia! Eu, pessoalmente, sou um fã incondicional dos superesportivos de Stuttgart. Porsches sempre mexeram comigo pois antes de priorizar desempenho preciso, priorizam prazer e emoção em dirigir. Por isso ainda trazem aquele motorzão lá trás bagunçando com toda a distribuição de peso em pleno 2010.

Falando de um alemão, jamais poderia de mencionar o maravilhoso R8 da Audi ou os modelos série Motorsport da BMW. Embora parte da linha desses alemães seja destinada ao consumidor comum, seus esportivos são criados com tanto esmero que deixam para trás muitos bólidos criados exclusivamente para andar rápido.

A diferença entre a escola de engenharia europeia e americana costuma ser tanta, que quem ama um V8 americano dificilmente se empolga com um esportivo equilibrado do velho mundo. Americanos sempre gostaram de colocar o maior motor que conseguissem fazer caber em uma carroceria e entregá-lo para os mais audazes que não possuem medo em domar uma fera bruta e descontrolada. O que importa é que independente de estilo ou preferência, todos nós apreciamos um verdadeiro superesportivo quando o vemos ou ouvimos.

Link YouTube

Imagine então colocá-los todos correndo entre si. Imagine uma pista em que Lamborguinis, Maseratis, Aston Martins, Jaguares, e em que outros monstros disputam uma monumental batalha. Esse é o Itaipava GT Brasil. O campeonato das máquinas mais desejadas do planeta faz sua quarta temporada no Brasil. Um seleto grupo de sortudos recebe o privilégio de conduzir ao limite obras de arte ainda mais otimizadas – como se fosse possível – preparadas para competição.

Em um ambiente com afortunados capazes de arriscar essas máquinas, não é surpresa a presença de muito luxo e badalação que dividem holofotes com as estrelas principais.

Entre festas, música e espumante, quem vai para a pista não vai para brincar. Ao longo dos anos as provas se tornaram mais competitivas e consequentemente difíceis. Por mais que pilotos amadores eventualmente se aventurem na categoria, a maior parte deles são altamente competentes. A maturidade do evento o transformou em um dos maiores espetáculos do automobilismo brasileiro em que marcas, autódromos, atletas e principalmente nós, apaixonados, ganhamos.

Com corridas em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre, além de 3 etapas por final de semana, a GTBR deu um show de audiência em 2010. Nesse ano, a última etapa do evento fez parte do calendário mundial FIA GT1 em que somente 10 países possuem o privilégio de fazer parte. O título da temporada ficou nas mãos de Valter Rossete, que conduz uma belíssima Ferrari F430 prata. Em segundo ficou Renan Guerra, com apenas 21 anos, brilhantemente veloz com sua Maserati amarela.

Esperamos que o campeonato retorne ao Brasil ainda mais forte e que possamos ser prestigiados novamente com uma etapa do FIA GT, um dos maiores espetáculos do esporte a motor no mundo.

Abaixo, fique com algumas imagens dessa temporada para temperar um pouco sua expectativa para o ano que vem:

Link YouTube


publicado em 07 de Dezembro de 2010, 11:50
3861595431ec39c257aee5228db3092a?s=130

Rodrigo Almeida

Engenheiro, apaixonado pela vida e por qualquer coisa com um motor potente, nostálgico entusiasta de muitas daquelas boas coisas que já não mais se fazem como antigamente.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura