Ontem começou o ano chinês. Como muitos sabem, a China possui um calendário distinto, no qual cada ano representa um dos doze animais que teriam seguido o chamado de Buda para um encontro. Para os chineses, estamos agora no ano 4709, do coelho, animal que simboliza graciosidade, bondade e sensatez.

O Ano Novo Chinês é uma experiência absolutamente incrível. Eu tive a oportunidade de presenciar o festival quando morava na China, em Hong Kong. Naquele ano, comemorava-se o ano do dragão. O animal era visto por todo o país, decorando lojas, casas, ruas e trazendo graça à população.

Link Vimeo

Para celebrar, fui ontem ao restaurante chinês Ping Pong e me deparei com uma surpresa: Dim Sums, pequenos e delicados pasteizinhos no vapor (às vezes assados ou fritos) recheados com uma enorme variedade de ingredientes, desde vieiras a pato com mel. Esse petisco faz valer o adjetivo “milenar” pois, de fato, surgiu há mais de mil anos.

Durante o jantar, músicos chineses com instrumentos tradicionais soltavam notas de alegria no meio de músicas clássicas chinesas. Um deleite para os ouvidos. A música, a comida, a celebração me trouxeram muitas lembranças da época em que morava em Hong Kong e costumava comer Dim Sums quase todo dia nas ruas chinesas.

Um dos tipos de Dim Sum no Ping Pong.

Hábitos simples nunca são esquecidos.

Felipe Ramos

Um realizador nato, de coração sem tamanho. Transformar pedra em banquetes é a especialidade desse MacGyver gaúcho. Notório por seu apetite festeiro, nunca recuse quando for convidado a uma de suas frequentes celebrações e aventuras. O imprevisível é seu prato favorito. No Twitter, <a>@felipemktg</a>."

Leia também  Star Wars, Batman, Poderoso Chefão, Her. As principais cores destes e outros 16 grandes filmes. E a importância delas pra eles