Você neófito no meio nerd ou simplesmente um curioso mais perceptivo deve ter notado que nos últimos dias (notadamente entre os dias 20 e 23) houve uma enxurrada de notícias a respeito de filmes, séries, quadrinhos etc.
Mera coincidência? Ora, como diriam Sherlock e Mycroft Holmes, o universo raramente é tão indolente. Há uma explicação chamada San Diego Comic-Con (SDCC)!
Criada no ano de 1970 por um grupo de fãs de coisas que hoje denominamos "nerd" ou "geek" (dos quais destacam-se Shel Dorf, Ken Kruger e Richard Alf), a Comic-Con de San Diego foi resultado da reunião de várias outras convenções amadoras de quadrinhos organizadas na década de 1960, entre elas a mais "oficial" New York Comic-Con, realizada pela primeira vez em 1964 e que até hoje rivaliza em importância com a edição de San Diego.
Em 1970, ela contou contou com cerca de 100 participantes, mas a coisa cresceu rápido. Dez anos depois eram 5 mil e hoje mais de 150 mil pessoas comparecem todos os anos a esse ponto de peregrinação nerd. Tudo isso fez com que ela se tornasse a maior convenção de quadrinhos e cultura pop do mundo segundo o próprio Guinness. Para se ter uma ideia, o Prêmio Eisner, uma espécia de Oscar dos quadrinhos, é entregue anualmente em San Diego durante a Comic-Con em meio a mais de 700 eventos que vão desde a exibição de filmes e trailers até conferências acadêmicas sobre o assunto, preenchendo a programação dos quatro dias.
Mas se ao contrário do esperado, sua timeline não estava bombando com assuntos nerds nesses últimos dias (me segue no Facebook e isso nunca mais vai se repetir), não se preocupe. Aqui vai um resumo das coisas mais legais que rolaram por lá na minha modesta perspectiva.
DC Comics
Lar de ícones como Superman, Batman e Mulher-Maravilha a editora anunciou que Frank Miller, autor de obras que marcaram de forma indelével toda a indústria dos quadrinhos, está trabalhando em Superman: Ano Um, referência ao clássico de Miller, Batman: Ano Um, que, assim como fez como o Homem Morcego, contará o início da carreira do Homem de Aço.
Além disso houve um teaser sobre a comemoração de 25 anos do selo Vertigo, que revolucionou o mercado de quadrinhos mainstream dos Estados Unidos com obras mais autorais sob a batuta de Karen Berger. O que será que vem por aí? Vamos aguardar.
Marvel
Já na Casa das Ideias, lugar onde Stan Lee e Jack Kirby reinventaram o conceito de super-herói, o alvoroço se dá por conta do escritor Mark Waid, que assumirá as histórias do Capitão América. A Marvel passará por uma reestruturação com a volta de personagens clássicos ao lado de suas novas versões (polêmicas sobre diversidade e representatividade à parte) e Waid já provou todo respeito pela Era de Ouro e Prata dos quadrinhos no clássico O Reino do Amanhã.
Alan Moore
O mago que revolucionou a indústria dos quadrinhos com obras como Watchmen anunciou sua aposentadoria da 9ª Arte no ano passado, mas isso não vai acontecer até que conclua sua obra A Liga Extraordinária, com o último arco The Tempest, remetendo à obra homônima de Shakespeare, que focará no mago Próspero.
Ducktales
Aí vem um furacão… Se você tem cerca de 30 anos é provável que a música de abertura desse desenho tenha vindo à sua mente na voz do eterno Bozo, Luís Ricardo. Mas você ficou sabendo que vão fazer um remake? Veja a prévia que foi divulgada na Comic-Con.
Prêmio Eisner
Já a maior premiação da indústria dos quadrinhos, que existe desde 1988, mas foi abraçada pela organização da Comic-Con em 1990, também teve seu espaço de destaque. Com várias categorias que reconhecem o trabalho de roteiristas, desenhistas, editores e ainda dão voz para os fãs, a premiação estabelece um selo de qualidade na produção de quadrinhos norte americanos e acaba determinando o que será impresso em outros países, como o Brasil, por exemplo. Neste link você pode conferir a lista completa dos indicados e dos ganhadores e ter uma ideia do que está prestes a chegar por aqui.
Trailers
Ao todo foram cerca de 90 minutos só em trailers, e você pode conferir todos aqui. Ok, não tem tempo para tanto? Aqui vão os que eu considerei melhores ou mais relevantes.
-
Os Defensores
-
Liga da Justiça
-
Stranger Things (2ª temporada)
-
Star Trek: Discovery
Link Youtube - audaciosamente indo onde nenhuma série da franquia esteve: Netflix.
-
Krypton
Link Youtube - sim, teremos uma série contando as aventuras do avô do Superman em seu planeta natal.
-
Doctor Who (especial de natal)
Link Youtube - é a despedida de Peter Capaldi como Doutor
***
E então, o que acharam? Certamente cometi alguma injustiça, então deixe aí nos comentários o que faltou nessa minha seleção e vamos seguir a conversa.
That’s all folks.
***
Esse texto faz parte da parceria editorial entre o PapodeHomem e os Quadrinheiros. A partir de julho, estaremos publicando dois artigos originais por mês, pra você, sempre às sextas-feiras, mas quem quiser mais é só conferir o site e o canal no Youtube deles. Vale.
publicado em 28 de Julho de 2017, 00:05