Abrimos as inscrições para a edição 2019 do PAI, nosso evento anual de paternidade! Vem encontrar a gente e outros pais da comunidade em um dia cheio de conversas e palestras. Reserve o seu ingresso antes que esgote! Clique aqui!

O que ninguém conta sobre homens e limpeza doméstica

Ainda hoje, muitos homens não se veem como parte da limpeza. Mas por quê? E como tornar essa transição mais fácil?

Eu sou um cara bem parecido com a maioria dos outros homens. Cresci numa casa onde as mulheres faziam as tarefas domésticas e os homens não tinham muitas obrigações do lar.

Eu tive um agravante: por muito tempo minha família contratou pessoas para realizar essas atividades. Então, não existia nem a necessidade de ajudar esporadicamente, eu simplesmente fui alienado de tudo o que envolvia limpeza e organização.

Meus amigos também não eram muito diferentes. No geral, as tarefas de casa não eram para eles. As irmãs acabavam ajudando as mães, mas os meninos ficavam afastados dessas atividades.

O normal era os rapazes acompanharem os pais. Eles não tinham muito contato com as atividades domésticas, mas aprendiam a consertar o chuveiro, usar a furadeira e fazer pequenos reparos.

Eu não tive pai presente, então, não aprendi nenhuma das duas partes. Isso era algo que parecia bem confortável quando eu tinha meus 15 anos, mas que fez uma falta enorme quando caí na vida adulta e precisei me virar.

Por que homens não se veem como parte da limpeza?

Ainda que fatores pessoais como personalidade e interesse exerçam um papel na afinidade que cada um vai desenvolver com tarefas domésticas, uma das hipóteses é que homens simplesmente não conseguem visualizar o que precisa ser feito. Alguns pais nunca fizeram as atividades e suas mães fizeram o trabalho parecer invisível. Tudo estava sempre limpo, a roupa surgia dobrada no guarda roupas e o quarto organizado. Assim, uma certa cegueira acaba se desenvolvendo.

Existe também a hipótese motivacional. Alguns homens - assim como algumas mulheres - não conseguem enxergar valor nas atividades domésticas e acreditam que podem investir melhor seu tempo em outras atividades que, teoricamente, trariam um retorno maior.

Independentemente do motivo, homens estão saindo da casa dos pais e se deparando com um universo que desconhecem. Além disso, mulheres também possuem uma rotina que dificulta a execução dessas tarefas (e bem sabemos que elas não têm a obrigação de cuidar de tudo sozinhas). Então, do dia para noite, homens descobrem que existe uma necessidade real de manter a casa limpa e organizada, mas por não terem recebido o aprendizado antes, acabam sendo pouco eficientes e gastando mais tempo do que deveriam.

Quando nos deparamos, depois de adultos, com nossa casa suja e muitas tarefas a serem realizadas, temos uma leve noção do que fazer, mas nos falta um sistema prático para tornar tudo mais eficiente.

Enquanto esse sistema de limpeza acabava sendo passado de mãe para filha, nós estávamos bem distantes, sem perceber que essa conta um dia ia chegar.

Demora alguns anos para entendermos que limpeza também é papo de homem.

Mas, amigo, se você está chegando aqui e vem da mesma jornada, respira fundo que isso vai melhorar agora.

Mantendo a casa sempre limpa

Existem alguns segredos que foram passados de geração em geração para garantir que a casa esteja sempre brilhando sem que seja necessário tanto esforço. A escolha de acessórios e produtos específicos é importante para manter e prolongar o ambiente agradável sem que isso signifique consumir seu tempo de trabalho e lazer.

Selecionei algumas das principais ideias para ajudar os homens na hora de planejar a limpeza e desenvolver seu próprio modelo, ações simples e que podem reduzir até metade do esforço total de limpeza.

Ao chegar em casa, pense na limpeza

Muita da sujeira que temos em casa vem da rua e da forma como chegamos em casa.

Ter um tapete na porta de casa onde deixamos os calçados ao chegar, já reduz bastante a quantidade de terra e sujeira que podemos levar para dentro. O tapete também ajuda a segurar parte da sujeira que vem ao abrir a porta.

Tenha um chinelo limpo reservado para andar em casa. Muita da poeira que vemos flutuando no interior é acumulada no pé quando andamos descalço, ajudando a espalhar por todo o ambiente.

Um suporte para pendurar casacos e bolsas também ajuda a deixar a sujeira da rua do lado de fora.

Não espere o caos

Um dos problemas mais comuns em toda limpeza é esperar acumular uma enorme quantidade de bagunça e sujeira para começar a limpar. Muitos costumam passar a semana inteira acumulando louça, respingos no chão e roupas espalhadas pela casa, para só pensar em limpar no sábado. Por isso, é importante pensar que a limpeza tem dois momentos: a manutenção e a faxina pesada.

Ter uma leve rotina de atividades pode reduzir drasticamente o esforço de manter tudo em ordem, realizando pequenas atividades todos os dias. Dessa forma, mesmo que sábado seja dia de focar na limpeza, existem menos tarefas para serem feitas e o tempo investido é bem menor.

Tente tirar as roupas de cama e toalhas ao acordar na segunda-feira, deixando para lavar. A noite, antes de ir dormir, coloque as roupas de cama e toalhas limpas.

Lave a louça assim que usar, principalmente após cozinhar , essa é a melhor forma de não deixar a casa com cara de bagunça e sem cheiros ruins. O cheiro de louça suja contamina a casa toda.

Defina outras pequenas rotinas como lavar roupas, passar pano no chão e limpar o banheiro ao longo da semana. Com 10 a 20 minutos ao longo do dia, a casa se mantém limpa sem muito esforço.

Cozinha: pia, chão e superfícies

A cozinha é o termômetro de limpeza da casa. Tudo pode estar limpo e arrumado, mas se a cozinha estiver engordurada e com panelas na pia, a sensação de que a casa está suja permanece. O ideal é sempre usar produtos específicos para esse ambiente como os desengordurantes, eles vão poupar muito tempo e esforço.

Além disso, como já foi dito antes, um jeito fácil de não acumular louça é lavar após usar. No entanto, caso não seja possível pela quantidade de panelas, pratos e acessórios, evite deixar a louça por mais de 2 dias.

Se pela falta de tempo for necessário deixar louça na pia, o segredo é organizá-la bem, para que a sujeira não levante odores. Neste caso, deixe as peças metálicas de molho, copos com detergente e água e remova com uma esponja e produto de limpeza específico para remoção de gorduras os respingos do fogão e demais superfícies, como bancadas e armários.

Para finalizar passe algum produto específico para o chão e pronto, sua cozinha vai ficar organizada e com cara de nova.

Banheiro limpo sem dureza

Uma das formas de agilizar a limpeza do banheiro é deixar o sanitário e o box de molho com um tira-limo por algum tempo. Despeje um pouco antes de sair para trabalhar pela manhã e enxague para remover a sujeira, quando voltar.

Com poucos minutos e um bom produto de limpeza, fica fácil manter o banheiro cheiroso e limpo.

Tenha um lugar para tudo

Ter um local para depositar cada uma das coisas do dia a dia é essencial para que a arrumação seja eficiente. Porta-chaves, local para os sapatos, casacos, mochila, roupa suja, canetas, papéis, computador e todos os outros elementos que costumam ficar jogados pela casa evita um bom trabalho na hora de encarar a limpeza.

Grande parte do trabalho quando vamos começar uma faxina está em colocar tudo no lugar, adiantar essa organização economiza boa parte do trabalho.

Saiba quando chamar ajuda

Existem serviços especializados para tarefas mais complexas e que além de economizar muito tempo, não costumam ser tão caros a ponto de ser impeditivo.

Um sofá sujo, por exemplo, traz um grande dano para a aparência e limpeza da casa. Contratar uma empresa para limpar os sofás quando a situação estiver crítica resolve o problema de uma forma muito mais ágil.

O mesmo serve para tapetes, edredons e outras peças de limpeza mais complicada. Utilizar uma lavanderia ou alguém especializado na limpeza do utensílio não é roubar, mas ajuda a priorizar qualidade e limpeza do ambiente.

Até mesmo depois de uma festa com muitos convidados ou algum acidente que traga uma sujeira bem mais difícil de limpar.

* * *

Não é porque deixamos de aprender os segredos da organização doméstica, que precisamos fugir dessa responsabilidade na vida adulta. Saber organizar um bom sistema de limpeza e que mantenha a casa em ordem é essencial.

Com o tempo, entendemos que o segredo para uma casa sempre limpa é melhorar a forma que nos organizamos, ter uma pequena rotina de limpeza e reduzir a sujeira que trazemos para casa.

Quanto mais eficiência aplicarmos ao cobrir esses pontos, mais simples será a tarefa quando chegar o dia da faxina, focando apenas nas sujeiras mais difíceis, na poeira dos móveis e nos detalhes que não acessamos facilmente.

Mecenas: Veja

Em 1969, Veja trouxe ao mercado brasileiro o primeiro limpador multiuso e revolucionou a forma como os consumidores lidavam com a limpeza. Desde então, tornou-se sinônimo da categoria e, ano após ano, vem liderando o segmento e transformando-o por meio da criação de novos produtos de maior valor agregado.  

Hoje, a marca conta com diversos segmentos que atendem às necessidades de cada um de seus consumidores. São eles: multiuso, cozinha, banheiro, vidros, limpeza pesada, perfumados e desinfetante.


publicado em 18 de Dezembro de 2018, 12:27
12596172 10153389055960906 1551523976 n

Alberto Brandão

É analista de sistemas, estudante de física e escritor colunista do Papo de Homem. Escreve sobre tudo o que acha interessante no Mnenyie, e também produz uma newsletter semanal, a Caos (Con)textual, com textos exclusivos e curadoria de conteúdo. Ficaria honrado em ser seu amigo no Facebook e conversar com você por email.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura