Poderia ser o slogan de um comercial de TV (e até já foi).

Poderia ser o título de algum bestseller de autoajuda.

Poderia até ser uma pergunta retórica do autor preguiçoso.

Mas foi justamente essa pergunta que orientou o mais longo estudo feito sobre felicidade na história.

Uma pesquisa feita por Harvard chamada de "Estudo de Desenvolvimento Adulto" acompanhou 724 homens durante os últimos 75 anos para avaliar apropriadamente o que os torna felizes e saudáveis. E o resultado foi incrível.

Não é um estudo qualquer, afinal de contas, uma pesquisa acadêmica dificilmente consegue manter recursos, foco e comprometimento por parte de todos os envolvidos por mais de uma década.

Nesse caso, porém, o estudo teve o respaldo e a colaboração necessários para perdurar. O palestrante Robert Waldinger, que já é o quarto pesquisador a liderar a pesquisa, fala orgulhoso como a maioria dos indivíduos estudados que permanecem vivos e ativos já estão com mais de 90 anos e continuam contribuindo para que cheguemos às conclusões mais definitivas sobre felicidade que podemos obter.

Abaixo, um vídeo de 12 minutos com um compilado de 75 anos de estudo que vai apresentar três lições principais e algumas dicas práticas de como ser mais feliz, saudável e pleno.

Eu sugiro fortemente que você pare o que estiver fazendo, ajuste seus fones de ouvido, coloque o vídeo em tela cheia e dê play. Eu não garanto que você terá todas as respostas que precisa pra ser feliz, mas garanto que isso será o mais perto que podemos chegar hoje.

Link Youtube – O vídeo tem legenda em português.

***

Quer saber mais sobre felicidade? Comprando livros sobre o assunto através dos links abaixo você descobre mais sobre o assunto e também ajuda o PapodeHomem.

Leia também  Matar a fome, comer direito, nutrição: como lidamos com a nossa alimentação

"Felicidade", por Eduardo Giannetti.

"Sobre a felicidade: Uma viagem filosófica", por Frédéric Lenoir.

"Felicidade. A Prática do Bem-Estar", por Ricard Matthieu.

"Felicidade construída", por Paul Dolan.

Editor do PapodeHomem, é formado em jornalismo pela ECA-USP onde administrou a <a>Jornalismo Júnior</a>