A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

O que diabos está acontecendo com o Papo de Homem?

Os últimos tempos têm sido movimentados. Olha só tudo o que vem rolando.

Olá, pessoal!

Luciano Andolini, editor/zelador do PdH falando aqui. 

Bem, esse é um post um pouco mais informal, porém, importante. É hora de prestar contas! 

O finalzinho de março e começo de abril foram bem movimentados.

Implementamos várias novas iniciativas, demos mais gás em outras não tão novas assim, e estamos tão orgulhosos que queríamos comunicar pra vocês. 

Começamos a Mentoria PdH

A Mentoria PdH surgiu de algumas conversas sobre o que é o verdadeiro ouro do Papo de Homem e como poderíamos potencializar essas características.

Como vocês mesmos já devem saber, nós consideramos os comentários uma grande fonte de riqueza. Vocês frequentemente enriquecem ainda mais os artigos, adicionando informações e vivências que nós éramos incapazes de prever no momento em que confeccionávamos os artigos.

A Mentoria vem desse lugar, surge da crença de que há uma inteligência coletiva muito profunda operando por aqui. E, ao contrário do que vemos por aí, com vários sites fechando as caixas de comentários, resolvemos apostar ainda mais na própria comunidade. 

Assim, abrimos esse espaço: uma coluna na qual a própria comunidade se movimenta ao redor do objetivo de ajudar alguém que abre uma determinada questão da sua vida pessoal. Toda segunda um novo post e uma avalanche de histórias tocantes, relatos preciosos e dicas de ouro.

Daqui, posso dizer que vocês fizeram e fazem muito bonito. Obrigado, pessoal!

Aqui você pode conferir todos os posts.

Começamos o Clube do Livro PdH

O Guilherme fez um post abrindo o primeiro Clube do Livro do PdH, com o livro Homens Sem Mulheres, do Haruki Murakami. Tivemos mais de 400 inscritos! A reunião online é amanhã, então, ainda vamos ouvir falar sobre como foi. 

Fizemos um encontro presencial no Ibirapuera

Fizemos um encontro presencial no Ibirapuera que foi um sucesso! Foi uma manhã super agradável com alguns leitores que se deram ao trabalho de acordar cedo em um domingo pra vir correr um pouco no parque, meditar e falar sobre masculinidade. Fica aqui meu agradecimento ao Leonardo, Cauê, Sheila, Tiago e Rafael. Queremos fazer mais desses. O que acham?

Iniciamos a série Homens Possíveis no Instagram do PdH

Uma das ideias por trás do nosso editorial, no momento, é trazer à tona a história de homens reais, como você e eu. Homens que não estampam as capas das revistas de negócios e nem ganham prêmios ou recebem os holofotes, mas que em seus devidos universos, fazem a diferença, cada um do seu jeito.

Assim, decidimos iniciar uma série de posts no Instagram, contando essas histórias por meio de fotografias. A série é fotografada e curada pelo Ismael dos Anjos e, já nesse comecinho, conseguiu gerar um impacto que vai muito além do número de clicks.

Este é o Nestor

Contamos por lá e aqui no portal a história do Nestor, um refugiado congolês que fugiu da perseguição em seu país e luta para trazer a família para o Brasil. 

A Vakinha que estava sendo promovida para juntar o dinheiro das passagens atingiu a meta e, agora, ele já está dando entrada na documentação necessária para reunir novamente a família. Estamos na torcida aqui e assim que tivermos mais notícias, avisamos vocês.

Se quiser participar da série, contando sua história, é só postar no Instagram com a hashtag #homenspossiveis. Estamos de olho. ;)

Viajamos o Brasil dando palestras e cursos

O Guilherme Valadares, fundador e editor-chefe do Papo de Homem, vem pegando a estrada e infiltrando-se em todo tipo de lugar e falando com os mais diversos perfis de homem.

Em abril, tivemos um encontro com adolescentes e jovens adultos em Foz do Iguaçu, promovido pela Usina Itaupu, que foi super bonito. Muitos nunca tiveram a oportunidade de conversar sobre masculinidade. Foi a primeira vez na qual eles puderam abrir questões íntimas sobre o tema!

Encontro com adolescentes e jovens adultos em Foz do Iguaçu, promovido por Itaipu

O Guilherme também compartilhou os aprendizados sobre masculinidades, equidade e mitos que se repetem ao conversarmos com os homens nesse poderoso encontro do Movimento Mulher 360, na DIAGEO. Dezenas de empresas, mesmo concorrentes, unidas por uma mesma causa. Foi maravilhoso! Agradecemos a honra de estar lá à Margareth Goldenberg, que também é a articuladora do movimento.

Papo de Homem no Movimento Mulher 360 na DIAGEO

Além desses dois eventos, também participamos do encontro "Homens em Conexão", que reunia cinco grupos diferentes de homens em um dia inteiro dedicado à transformação. Estavam lá presentes o Guerreiros do Coração, Clã Lobos do Cerrado, Círculo Sagrado do Fogo Masculino, Masculinities e Diamante Bruto. 

Homens em Conexão

Esse final de semana, do dia 12 ao 13 de maio, o Guilherme estará em Belo Horizonte. Se quiser se inscrever, ainda há vagas. É só clicar aqui

Caso não queira participar de um curso de final de semana, tem também uma palestra, no dia 11 de maio. Inscrição aqui

E hoje, tem exibição do nosso documentário, o "Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero" lá no Sesc Santana. É grátis.

Falamos no Mamilos!

A gravação do Mamilos deixou todo mundo assim, só sorriso

O Mamilos, talvez o melhor podcast da galáxia, nos convidou pra uma conversa pra lá de coração aberto sobre a masculinidade e sentimentos. Guilherme também esteve lá nos representando e o papo foi lindo. Recomendo dar uma olhadinha aqui

Começamos uma coluna sobre carros e fizemos uma convocação para um autor de saúde

Além da Mentoria PdH e do Clube do Livro, inauguramos a coluna Garagem, que é capitaneada pelo Lucas Rizzollo e trata de um assunto que muita gente por aqui adora, mas que nós vacilamos em falar pouco: carros, motos, esportes motorizados e afins. O Lucas é absolutamente apaixonado pelo tema, escreve super bem e está bastante disposto a nos ajudar a trazer o assunto mais vezes por aqui.

Além disso, puxei uma convocação para tentar encontrar um autor que atue na área da saúde e esteja disposto a nos ajudar falando por aqui sobre saúde do homem.

Aqui eu faço uma breve prestação de contas. Consegui responder alguns autores, mas ainda não todos. Se você mandou algum material, peço só um pouco mais de paciência que logo eu apareço.

A boa notícia é que logo vamos ter essa lacuna preenchida também. Aguardem. ;)

Deem as boas vindas aos novos autores!

Estendendo um pouco além de abril, tivemos nos últimos meses alguns novos autores na casa que mandaram super bem e contribuíram com os textos que vocês leem por aqui.

Como já falei, não posso deixar de incluir o Lucas Rizzollo na lista, mas também há outros ótimos autores que chegaram contribuindo pela primeira vez nos últimos tempos, como o Marcos Malagris, o André Felipe de Medeiros, o Nivaldo, Tiago Koch, Alexandre Pontual e Matheus Boscariol.

Graças a eles temos diversificado os temas tratados aqui, falando cada vez mais regularmente sobre alimentação, viagens, saúde, paternidade atividade física, estilo, cultura, automóveis e mente. 

Todo mérito a eles e, claro, aos autores já regulares da casa, o Fred Mattos, Camila Simielli, Alberto Brandão, Ismael dos AnjosEduardo Amuri, Jader Pires, Gabriella Feola e Mano Beto, apenas para citar alguns. Esses são só os que publicaram em abril, mas há inúmeros outros que estão sempre aí, à espreita.

Realmente temos muita gente a agradecer! :)

Obrigado pela participação e por todos os comentários!

Parece meio Xou da Xuxa, mas não tem como evitar de agradecer o fato de vocês estarem sempre nos acompanhando, apoiando e participando. 

Uma boa parte dessas mudanças surgiram a partir de feedbacks que observamos nos comentários, e-mails, DMs, cursos e encontros presenciais. 

Estamos tão empolgados com o rumo das coisas que vou até me permitir um capsloco: OBRIGADO!

A gente sabe que tem muita coisa faltando ser feita e estamos trabalhando o melhor que podemos. Mas é sempre bom ouvir a quem mais interessa: vocês. Então, se puderem adicionar críticas, sugestões e elogios, a hora é agora. :)

Os comentários estão aí pra isso.

Abraço e até a próxima!


publicado em 09 de Maio de 2018, 19:23
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura