Na linguagem do boleiro, “corneta” é o deboche direcionado ao rival. Sua ação, seja espontânea ou planejada, não depende da complacência da parte atingida. Basta um fato vexatório para que a agremiação envolvida torne-se alvo de tal aplicação, na maioria das vezes, de elogiável criatividade e sem brechas para possível reação - a não ser, o dito espírito esportivo.
Tem corneta de todos os tipos. Pra todos os lados.
E algumas bem divertidas.
Muitos devem ter visto o “fantasma da B” pelos estádios brasileiros nessa reta final de Campeonato Brasileiro. O espectro é uma versão brazuca da corneta criada há anos pela torcida argentina. A imagem do fantasma para simbolizar a queda faz parte da cultura futebolística daquele país (assim como, no Brasil, acusar um time de "cavalo paraguaio" significa a provável queda de rendimento). Durante esse ano, a hinchada do Racing foi muito feliz ao utilizar essa figura para atormentar o Independiente, seu grande rival.
A história começa em junho. Derrapando na tabela do Apertura, o Independiente vinha em queda livre. Crise financeira e problemas de vestiário eram apenas alguns fatores que atraiam a assombração. E ela decidiu aparecer. Em vídeo criado por um torcedor do Racing, o fantasma dirige pelos arredores Avellaneda até o estádio Libertadores da América.
Link YouTube | "Disculpa maestro."
A produção fez muito sucesso na Argentina e logo ganhou repercussão em rádios, tv e jornais. Tranformou-se de uma provocação isolada para um dos ícones do rebaixamento do Independiente, reaparecendo na arquibancada durante jogos, ganhando versões alternativas e, claro, passando o final de ano no Brasil.
Porém, nada se compara ao senso de apropriação da Puma para surfar no sucesso da fantasma. Celebrando a classificação do Uruguai para a Copa do Mundo de 2014, a fornecedora de material esportiva da celeste relembrou o Maracanazzo da maneira mais atual possível: utilizando a popularidade da figura na América do Sul e executando a ideia com maestria.
Foi chamada “corneta de oportunidade”.
Link YouTube | BU!
Não existem registros das primeiras cornetas do futebol. Dos anos 90 pra cá, os patrocinadores, além de celebrar títulos, não têm exitado na hora de cornetar adversários de maneira oficial. O mesmo acontece com os próprios clubes, que dão ainda mais graça à rivalidade humanizando seus perfis em redes sociais para provocar e valorizar-se.
Na tarde de ontem tivemos um caso que já se tornou emblemárico. A fanpage oficial do Grêmio postou no header a imagem de um torcedor portando um par de binóculos. A foto é uma referência à resposta de Renato Portaluppi, técnico do Grêmio, ao comentário de D’alessandro que acusava o Grêmio de “jogar dando balão”. “Tem time que tenta jogar bonito e tá nos vendo de binóculo [sic] na ponta da tabela”, argumentou o técnico do Grêmio.
A foto, assim que postada, foi compartilhada por centenas de gremistas. E, claro, chegou aos olhares da administração da fanpage do Internacional. A resposta foi excelente. Do tamanho da história desses dois clubes:
Na próxima quinta-feira será realizado o sorteio de grupos da Taça Libertadores 2014. Será que o Grêmio responde com as lentes dos binóculos exibindo a chave do tricolor?
A ver.
O campeão da América parabeniza o campeão nacional
Outro que foi vítima de uma cornetinha esse ano foi o Cruzeiro. Depois de atroplelar todo mundo no Brasileirão e garantir o tri, o time de Minas recebeu a devida homenagem do seu maior rival, o Atlético Mineiro. O anúncio abaixo foi veiculado nos principais jornais do estado e logo ganhou destaque nos sites esportivos.
Na peça, o Campeão da América destaca, em letras miúdas, os campeões nacionais do continente. Já podemos prever uma resposta do Cruzeiro em caso de derrota do Galo no mundial.
Peixe
Direto de 2009: o peixe da Nike. Um clássico instantâneo.
A homenagem, publicada em jornal e enviada para vários blogs de publicidade e humor, repercutiu de maneira polêmica em Santos. Anos depois, quando a proposta de patrocínio da marca foi levada ao conselho do clube praiano, dirigentes relembraram a provocação e cogitaram uma negativa. Felizmente - para ambos os lados-, o bom senso prevaleceu, o contrato foi assinado e ninguém mais fala do episódio.
Por isso fazemos questão de relembrar.
O primeiro dá parabéns ao segundo
Voltando ao Grenal, que sempre rende boas provocações, temos mais um anúncio de jornal. A ideia do Grêmio foi homenagear o Internacional pelo segundo título da Libertadores da América, em 2010, lembando que já havia passado por essa emoção há 15 anos.
A ironia foi uma resposta a uma cornetada do Inter em junho, quando o Grêmio recebeu a certificação ISO 9001, que atesta sua qualidade em processos de atendimento aos sócios, organização de jogos, entre outros. O colorado fez questão de destacar que o Grêmio era o segundo clube do Rio Grande do Sul a obter o certificado – Inter já possuía tal título desde 2008.
Mal sabia o Grêmio que o Internacional já havia comprado uma página dessa mesma edição de Zero Hora. Com, inclusive, uma bela direção de arte, o anúncio destacava o curto tempo dos títulos do Inter - ao contrário do Grêmio, que teve que esperar 12 anos para ser bi-campeão da América.
Có-rneta
O galo é o símbolo máximo não-oficial da França. Foi adotado pelos fanáticos pelo futebol e gentilmente aceito pela federação de futebol francesa. Volta e meia, figura entre as provocações dos rivais.
Em novembro, para anunciar a transmissão do jogo contra a Ucrânia pelas eliminatórias da Copa, uma TV francesa colocou o galo no chapéu ucraniano e a frase: “nós vamos estar em casa na Ucrânia”.
Os europeus do leste, no entanto, venceram o jogo e responderam com a chamada: “nós comemos o frango como se fosse café da manhã”.
No museu
Essa foto de uma camisa vermelha é no museu do Borussia Dortmund. Não estranhe. De acordo com o site português Mais Futebol, a exposição nada mais é que uma provocação ao Bayern de Munique, vítima do ex-atacante norueguês do Manchester United na final da Champions League da temporada 1998/99.
Ao que parece, a camiseta está lá até hoje. O leitor do PapodeHomem que for passar as férias em Dortmund, por favor, não deixe de dar uma passadinha no museu do Borussia e confirmar o fato.
E caso você queira contribuir com o post, fique a vontade para relembrar outras cornetadas homéricas nos comentários. Alguma que sirvam para inspirar as piadas da temporada seguinte.
Afinal, saber agir com dignidade às provocações só deixam o futebol ainda mais divertido. Especialmente quando há consciência que a grandeza de um clube depende - também - do tamanho do seu rival.
publicado em 10 de Dezembro de 2013, 09:18