Ontem o Gitti deu risada comentando a reação de um leitor a um tweet nosso, que compartilho abaixo.

Imagem por@luiztap

A reação

A leitura do Luiz é errada, mas compreensível. O atual ecossistema publicitário nas mídias sociais tem como prática comum fazer uso de tweets pagos.

No entanto, nossos tweets não são vendidos. Segundo o IAB (Internet Advertising Bureau) e o próprio bom senso ético, a publicidade deve ser sempre identificada como tal. Hoje o mais usual é observarmos as hashtags #$ ou #ad acompanhando um tweet pago. Para nós não é claro o suficiente. Nem todos os usuários entendem o significado de #$ ou #ad (anúncio, em inglês) .

Logo, não vendemos nossos tweets. Nunca.

Publicamos tweets envolvendo marcas em três situações:

1. Quando chega algo em nosso QG, como forma de agradecimento

E chega algo novo diariamente – de bebidas a games. Mas também não queremos atolar nossa timeline com atualizações pouco interessantes, então resolvemos criar o tumblr QG PapodeHomem para ser usado em conjunto com nosso Instagram – sendo atualizado com as novidades.

2. Quando a marca está presente em um artigo nosso

Se for patrocinado, vai ter a tag “Mecenas PdH” e o selo. Se estiver dentro de um canal na seção “Mecenas PdH”, vai ter somente a tag, visto que o canal já é customizado internamente.

3. Quando gostamos da ação/campanha da marca xpto, mesmo que não role grana

Dessa maneira temos independência pra falar do que der na telha, sem ficar esperando ser pago pra isso.

Porém, somente as agências sabem dessa nossa postura. Não haveria como todos nossos leitores ficarem sabendo. Publicamos um guia esclarecendo nossa posição, teve uns 10 mil downloads apenas. O Luiz nos prestou um favor ao chamar atenção para esse fato. Valeu, meu caro!

Leia também  O sonho de um garoto obstinado que criou o primeiro carro super esportivo brasileiro

Tem alguma dúvida sobre nossa relação com a publicidade? Leia:

 

Guilherme Nascimento Valadares

Co-fundador e diretor de pesquisa no Instituto PDH.