Joias da África | Coletivo recupera 7 princípios africanos em série de vídeos

O coletivo Pais Pretos Presentes tem reunido e traduzido materiais sobre tradição e filosofia ancestral africana.

Humberto Baltar é fundador do coletivo Pais Pretos Presentes. Humberto, junto do coletivo tem trabalhado em várias trilhas na luta contra o racismo e na valorização de África: das pessoas, do conhecimento, das tradições, das riquezas. 

Para ajudar na recuperação de saberes, o coletivo também tem feito esforços para traduzir para traduzir do inglês para o português conteúdos sobre África.

Foto por Mpumelelo Macu no Unsplash

Aqui nessa série de vídeos: Humberto e Tainá, compartilham alguns princípios da filosofia ancestral africana que se tornaram grandes aprendizados para a vida cotidiana.

Cada um destes vídeos traz uma reflexão preciosa em si e, juntos, eles nos provocam a repensar sobre o quanto podemos aprender uns com os outros, sobre o quanto estes aprendizados não são apenas um conhecimento a ser arquivado, mas uma preciosidade capaz de mudar profundamente e significativamente nosso o olhar para as coisas simples do dia-a-dia.

1. A importância dos rituais

2. A importância das energias

"Faz anos que eu não me relaciono com pessoas, e sim com energias"

3. O tempo é cíclico

"Meu filho é minha máquina do tempo, toda vez que eu dou um abraço, carinho, eu ressignifico essas coisas que faltaram na minha infância"

4. Umoja: união do povo preto

5. Relacionamento como algo espiritual

6. Responsabilidade Coletiva

Humberto ainda reforça a importância de sentir-se responsáveis até mesmo como uma forma de cuidado e de inverter a situação de solidão das mulheres pretas. 

7. Ilusão do Romance

Essa série também no leva a uma pergunta:

Quando pensamos que até a visão sobre o tempo é relativa, que até este pode ser flexível, transformável, nos perguntamos quantos outros pensamentos ocidentais tomamos como dados, quase como verdades imutáveis, simplesmente porque não temos acesso a outras filosofias e pontos de vista?

Joias da África, de uma forma simples, nos abre uma janela para um mundo vasto de conhecimentos transformadores. 


publicado em 05 de Maio de 2021, 10:45
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura