Sou fascinado por comics.
Alguns poucos cm² conseguem acessar espaços mentais e culturais de uma sutileza impressionante. Como se todo um povo estivesse discutindo um mesma tema, chega um desenhista e diz tudo que ninguém foi capaz de falar antes, num passe de mágica.
Uma tirinha certeira pode ir além de teses ou livros inteiros, traduz para muitos significados pra lá de complexos. Ou então não diz porra nenhuma, apenas trolla com maestria. Fodem nossa mente, abrindo cantos para discussões e papos grotescos.
Pago pau tremendo para autores de tirinhas de qualidade, como a Pryscila Vieira, criadora da Amely – que já escreveu para nós, inclusive.
Portanto, eis uma curadoria com a crème de la crème dos webcomics. A lista não é definitiva, ainda. Se inicia com 7.
Usem os comentários para sugerir novas inserções, descrevendo em duas ou três linhas porque elas merecem ser incluídas. Vale em qualquer idioma. A minha lista possui somente português e inglês por limitações idiomáticas do autor que vos fala.
Nacionais
1. Vida Besta
Tirinhas com críticas sociais cortantes, estrambóticas. Gosto demais da conta. O autor, Galvão, trabalha com ilustrações e quadrinhos há mais de 15 anos.
2. Ryotiras
“Tiras relativamente engraçadas quase todos os dias” é a humilde descrição feita pelo autor Ricardo Yoshio Okama Tokumoto, meu conterrâneo de BH. Não confiem nele. [ele lançou novo projeto chamado Ryot Gomba]
3. Um sábado qualquer
Carlos Ruas, o autor, possui raro talento: psicografa hipóteses divinas por meio de quadrinhos.
4. Wagner & Beethoven
Uma preciosidade, trabalho de gênio. Enorme pena não ser mais atualizada. Chegou a ser publicada na Playboy (ou ainda é?). Vale perder boas horas no arquivo de insanidades.
O TESTAMENTO DE HEILIGENSTADT
5. Malvados
Andre Dahmermata a pau em seu trabalho, não à toa usamos para ilustrar inúmeros artigos no PapodeHomem. Nosso pequeno buda do Oregon, Gustavo Gitti, é fã. Além dos Malvados, mergulhem de cabeça no blog pessoal dele.
Em inglês
1. Crimes Against Hugh’s Manatees
Animais falantes enfrentam dramas humanos. É fo-da. Rio litros.
2. Savage Chickens
Leia sobre os personagens. Leia as tirinhas. Viciado estará, caro gafanhoto. [conheci por meio da Anna Haddad, uma leitora do PdH com fixação por créditos]
3. Cyanide & Happiness
Humor negro, cínico e ofensivo. Surgiu em nove de dezembro de 2004 e é mantida por quatro autores. Há uma versão traduzida em português.
4.Wulffmorgenthaler
Criação do comediante de stand-up Mikael Wulff em conjunto com o diretor de cinema Anders Wulffmorgenthaler – daí a origem do nome. Publicada na Dinamarca, Suécia, Alemanha, Noruega e Inglaterra. Se desdobrou em livros e até mesmo em sketchs de rádio, na Dinamarca.
***
Então, quais outras indicam?
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.