“O que eu realmente quero fazer é ser capaz de transformar a vida de um grupo de pessoas usando o mesmo material com que elas lidam todo dia.” –Vik Muniz

Depois de alguma lágrimas ao ver o trailer de Lixo Extraordinário (Waste Land), documentário sobre o trabalho do brasileiro Vik Muniz, pensei: “Porra, bem que ele podia estar no TEDx Amazônia!”. Mas aí lembrei que ele foi um dos poucos brasileiros a já participar do TED oficial, em 2003.

Conheci o trabalho de Vik Muniz ano passado, no MASP. Foi a maior exposição já dedicada a esse alquimista, quase xamã, que faz um trabalho social, artístico, ambiental e filosófico, ao mesmo tempo, a cada ideia, a cada execução.

Vou deixar vocês com uma obra, uma instalação gigante, a palestra do TED e o trailer do filme que estreou sexta em Nova Iorque. No site, você pode navegar por todas as obras do cara (tem muita coisa, acredite), mas o ideal mesmo é ver de perto.

Pintura gigante com lixo

Pra você entender: Vik reproduziu o quadro “Narcissus”, de Caravaggio, em um imenso galpão usando apenas lixo. Geladeiras velhas, ferros, latas, cordas, rádios, pneus, pregos… tudo o que você puder imaginar.

Eles filmam todo o processo lá de cima e depois aceleram o vídeo. Eis o resultado:

Link YouTube

Bette Davis

Você acha que é um retrato, mas são apenas incontáveis pedrinhas de diamantes.

Para existir, a imagem precisa do seu olho, da sua mente. Assim é com todas as coisas.

Trailer de Lixo Extraordinário (Waste Land)

Link YouTube

Vik Muniz no TED

Link vídeo TED | Para ativar a legenda em português, clique em “View subtitles” e escolha “Portuguese”.

Espero que o filme sobre Vik Muniz invada as salas de cinema do Brasil. Por enquanto, sei que será exibido no 7º Amazonas Film Festival. A estreia nacional está prevista para fevereiro de 2011. Fiquem ligados no Twitter @lixofilme ou na página do filme no Facebook.

Leia também  Um pouco de contexto sobre o pornô (vindo de um ator)

Gustavo Gitti

Professor de <a>TaKeTiNa</a>