Não faz muito tempo desde que me sentei pra conversar com Priscila e Gabrielle. Tarde dessas conversávamos sobre a nossa relação com a alimentação, e todas as mudanças pelas quais tínhamos passado nos últimos tempos. Três atletas apaixonadas pela vida e pelo mundo que se perguntavam: “Por que a consciência de alimentação e equlíbrio entre corpo e mente não podem ser comunicados com bom humor, sem extremismos?”
Queríamos falar para quem está buscando novos sabores: não precisa ser vegetariano, carnívoro, ovolacto ou vegano. Só precisa ser curioso. Afinal, temos consciência de que reduzir o consumo de carne (ou eliminá-lo, se quiser) pode ser bom pra nossa saúde e pra sustentabilidade do planeta. Mas percebemos que era muito difícil encontrar informação, receitas e dicas sobre uma alimentação mais natural na internet que não fosse de uma forma extremista, impositiva e até agressiva.
Decidimos então unir nossas paixões para quebrar o círculo assertivo e pensar numa nova abordagem, que ofereça novos sabores ao invés de impô-los: criamos o Atleta Veg, uma plataforma que explora com bom humor e informa quem quer parar de consumir carne ou de vez em quando experimentar novos sabores. Nossa missão é mostrar para para as pessoas que há muitos sabores diferentes por aí e que “dar uma mudadinha” no cardápio pode fazer bem.
Aqui no PapodeHomem, a ideia é trazer uma variedade de receitas pra quem está curioso. Nada é obrigação, mas descobrir novos paladares pode ser delicioso.
Essa receita é da Gabrielle Mahamud, lá da nossa equipe. Fotos são do Rodrigo Pierrot e a consultoria nutricional é da Karelin Cavallari.
Pra fazer tofu mexido
Você vai precisar de:
- 400g de tofu fresco escorrido
- 1/2 cebola roxa fatiada
- Tomates cereja a gosto
- Cogumelos a gosto
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de água
- 1 colher de sopa de tapioca hidratada
- 4 dentes de alho amassados
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de tomilho
- 1/2 colher de chá de cúrcuma
- Pimenta branca e pimenta do reino a gosto
- Manjericão a gosto
A preparação tá fácil: refogue o alho, a cebola, os cogumelos e o tomate em metade do azeite. Depois, acrescente o tofu, a tapioca e os temperos. Ponha a água e vá mexendo até que o tofu absorva os temperos e a tapioca dissolva. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo de tempos em tempos. Quando estiver com aspecto de ovo mexido, desligue o fogo e sirva com o restante do azeite.
Além de gostoso, o prato é aliado dos atletas de plantão e cai muito bem nos pós-treino. Isso porque o tomate possui um nutriente chamado licopeno, que combate os radicais livres e previne doenças degenerativas, além de dar uma mãozinha na recuperação muscular. E ele é melhor absorvido pelo nosso organismo quando o tomate é aquecido com uma gordura vegetal.
Já os cogumelos são uma excelente fonte de proteínas, como o tofu, que é mais fácil de digerir do que a soja em grãos e portanto com nutrientes mais biodisponíveis (melhor aproveitados pelo nosso corpo).
O azeite e a cúrcuma são anti-inflamatórios naturais e o alho e a cebola melhoram o sistema imune, ótimo para esse comecinho de inverno. A tapioca vem acrescentar um gostinho característico e é fonte carboidrato, essencial para melhor regeneração dos músculos.
Faz, chega mais nos comentários e conta como ficou.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.