Quando eu falo de skate, quem vem à tua mente?
Rodney Mullen, o criador de manobras como kickflip? O coreano Daewon Song? Nosso compatriota Bob Burnquist? O talvez mais famoso de todos, Tony Hawk?
À mente do Hawk agora vem uma menina brasileira. A Rayssa Leal tem só sete anos, é do Maranhão e vem sendo chamada de Fada do Skate. Quer mais? A danada faz altos kickflips de sainha. E foi parar nas redes sociais do skatista mundialmente renomado que, agora, reconheceu a pequena. O vídeo (que você deve ter visto pulando na sua TL) explica tudo:
Ela disse pro G1 que as vestes eram parte do desfile do feriado de 7 de Setembro, quando o vídeo foi gravado e publicado. Família e amigos apoiam a Rayssa, que começou a praticar o esporte há um ano e meio. Andar de skate aos cinco anos não é pra qualquer um, rapaz.
A inspiração dela também é uma mulher: a skatista Letícia Bufoni, atleta internacional que tem, hoje, só 22 anos e começou nova assim como a Rayssa tá começando. E ela segue o mesmo caminho: já ganhou títulos em competições no Maranhão, em Imperatriz, onde mora, e em Açailândia.
Agora, a atleta quer competir pela Taça Santa Catarina de Skate Street 2015, que vai rolar dias 31/10 e 01/11 em Blumenau (SC). Por conta dos custos da viagem, a família dela tá com dificuldades de bancar a viagem e já tem até projeto no Catarse arrecadando fundos pra ajudar. A Rayssa não tem patrocínio, pelo menos, ainda.
Se tiver a fim de ajudar, vem – a arrecadação vai só até dia 16/10. Já conseguiram metade da grana necessária.
Eu não sei nem como começar dizendo que a menina é determinada porque, depois desse vídeo e do que sabemos dela, parece pleonasmo. E não é como se talento fosse nato: ela treina. Quantas vezes não cai? Levanta, cai, tenta de novo. É muita perseverança pra uma criança só.
Dá uma olhada nos melhores vídeos do canal da Rayssa no YouTube e me fala, nos comentários, se outras crianças assim já te impressionaram.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.