E se no momento da compra você pudesse determinar o preço a ser pago pelo produto?
Pode parecer estranho, mas foi exatamente essa a proposta para o último álbum da conceituada banda inglesa Radiohead, com o trabalho In Rainbows.
A grande novidade foi a primeira etapa do projeto de comercialização do álbum, sendo que este foi disponibilizado inicialmente, apenas em forma de download e o cliente tinha a opção de decidir o preço à ser pago pelo disco (0 a 100 libras).
Isso mesmo, se o fã opta-se por adquirir o trabalho sem pagar por isso, não teria nenhum problema.
Estatísticas
Em 29 dias, 1,2 milhão de pessoas visitaram o site que dava acesso ao download, sendo que 38% desse total, cerca de 400 mil, acabaram pagando pelo disco.
Liderada pelo vocalista Thom York, o Radiohead produziu In Rainbows, de forma totalmente independente, dizendo não inclusive à gravadora EMI. Essa estratégia adotada pela banda, foi ousada e inovadora, mas a princípio obteve sucesso em todos os aspectos. Excelente marketing, por conta do “pague o quanto quiser” e como conseqüência, uma divulgação maior do trabalho.
Só não sabemos se essa será a postura para os próximos trabalhos do Radiohead. O fato é que eles podem ter iniciado um novo ciclo no processo de comercialização de discos, e podem com isso influenciar outras bandas a produzirem seus trabalhos sem os intermediadores.
Essa conduta poderá eliminar etapas no processo de produção / comercialização, provocando assim uma redução no preço dos discos. Afinal de contas, a pirataria é um problema, mas quem aqui nunca baixou uma música ou nunca comprou um CD ou DVD pirata.
E aqui, alguém fez o download do álbum?
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