Não dá pra negar, né? Apesar de grande esforço da minha parte para manter a pegada "good vibes" nesses textos de encerramento da semana, tem coisas que a gente não pode ignorar. Coisas do tipo a ofensiva norte americana na Síria, ao que tudo indica, em retaliação ao ataque com armas químicas dessa semana.

Mas não é só apenas isso.

A novela que se tornou a política nacional também teve um novo capítulo nessa semana. Vivemos a expectativa do início do julgamento da chapa presidencial Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral que poderá terminar até na cassação do atual presidente. O roteirista, porém, quis adiar mais alguns dias o desfecho da trama.

Entre nossos vizinhos, a coisa também não vai lá essas coisas. Crises políticas, atentados terroristas, golpes de estado/retaliações. Seja lá com quem você concorde nessa história toda, você deve ser capaz de concordar comigo que a coisa está bem feia.

E é aí que eu te pergunto: quando o barco todo está afundando, em quem a gente se segura?

Vem cá, me ajuda.

Felizmente, nossos autores e leitores deram uma boa contribuição.

Em Os sofrimentos modernos e como lidar, por Alberto Brandão

Para começar com uma síntese, o Brandão escolheu como pauta justamente os sofrimentos modernos. Lá, além de ensinar métodos para lidar com a FOMO, também serviu de espaço para que comentaristas como o Lucian Dalla Nora resumissem:

Ps.: foi difícil escolher apenas um comentário desse texto, vale a pena dar uma olhada nos demais.

Em A desesperança do luto, por Alex Castro

No texto de domingo do Alex Castro, nosso comentarista Rafael Carlos Ferreira deu um alento aos nossos corações e relatou como, após perderem a mãe, ele e o irmão se apoiaram mesmo caindo e provaram que nessas circunstâncias, por sorte, a lei da gravidade não funciona:

Leia também  Dia Nacional da Poesia

Em Podemos usar nossas próprias aflições mentais para cultivar uma mente mais saudável?, por Yongey Mingyur Rinpoche

Já no texto de Yongey Mingyur Rinpoche, resultado de uma nova parceria com a editora Lúcida Letras que tem tudo para ajudar e muito todos nós, o Felipe Novaes e o OrmandoMN tiveram uma troca muita sadia nos comentários que foi bonita de ver e que pode dar pistas de como se ajudar em momentos ruins:

Em 4 motivos pelos quais nós escolhemos permanecer ignorantes, por Derek Beres

Por último, na tradução da semana de autoria do Dereck Beres, nosso comentarista Leandro Lima chegou a uma conclusão: talvez, saber a resposta pra tudo, não seja mesmo a melhor opção:

***

Melhores comentários da semana é uma série de artigos, sob curadoria de Breno França, publicada semanalmente às sextas-feiras para levantar as principais contribuições que os membros de nossa comunidade de leitores deram ao nosso conteúdo.

Breno França

Editor do PapodeHomem, é formado em jornalismo pela ECA-USP onde administrou a <a>Jornalismo Júnior</a>