Não dá pra negar, né? Apesar de grande esforço da minha parte para manter a pegada "good vibes" nesses textos de encerramento da semana, tem coisas que a gente não pode ignorar. Coisas do tipo a ofensiva norte americana na Síria, ao que tudo indica, em retaliação ao ataque com armas químicas dessa semana.
Mas não é só apenas isso.
A novela que se tornou a política nacional também teve um novo capítulo nessa semana. Vivemos a expectativa do início do julgamento da chapa presidencial Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral que poderá terminar até na cassação do atual presidente. O roteirista, porém, quis adiar mais alguns dias o desfecho da trama.
Entre nossos vizinhos, a coisa também não vai lá essas coisas. Crises políticas, atentados terroristas, golpes de estado/retaliações. Seja lá com quem você concorde nessa história toda, você deve ser capaz de concordar comigo que a coisa está bem feia.
E é aí que eu te pergunto: quando o barco todo está afundando, em quem a gente se segura?
Felizmente, nossos autores e leitores deram uma boa contribuição.
Em Os sofrimentos modernos e como lidar, por Alberto Brandão
Para começar com uma síntese, o Brandão escolheu como pauta justamente os sofrimentos modernos. Lá, além de ensinar métodos para lidar com a FOMO, também serviu de espaço para que comentaristas como o Lucian Dalla Nora resumissem:
Ps.: foi difícil escolher apenas um comentário desse texto, vale a pena dar uma olhada nos demais.
Em A desesperança do luto, por Alex Castro
No texto de domingo do Alex Castro, nosso comentarista Rafael Carlos Ferreira deu um alento aos nossos corações e relatou como, após perderem a mãe, ele e o irmão se apoiaram mesmo caindo e provaram que nessas circunstâncias, por sorte, a lei da gravidade não funciona:
Em Podemos usar nossas próprias aflições mentais para cultivar uma mente mais saudável?, por Yongey Mingyur Rinpoche
Já no texto de Yongey Mingyur Rinpoche, resultado de uma nova parceria com a editora Lúcida Letras que tem tudo para ajudar e muito todos nós, o Felipe Novaes e o OrmandoMN tiveram uma troca muita sadia nos comentários que foi bonita de ver e que pode dar pistas de como se ajudar em momentos ruins:
Em 4 motivos pelos quais nós escolhemos permanecer ignorantes, por Derek Beres
Por último, na tradução da semana de autoria do Dereck Beres, nosso comentarista Leandro Lima chegou a uma conclusão: talvez, saber a resposta pra tudo, não seja mesmo a melhor opção:
***
Melhores comentários da semana é uma série de artigos, sob curadoria de Breno França, publicada semanalmente às sextas-feiras para levantar as principais contribuições que os membros de nossa comunidade de leitores deram ao nosso conteúdo.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.