Nota: pra quem começou a acompanhar agora, estou adaptando trechos do livro “Mente Zen, mente de principiante” do mestre Zen Shunryu Suzuki em tirinhas de quadrinhos, essa é de número oito (veja as anteriores aqui).
* * *
No capítulo “Polir uma telha” tem um trecho onde Suzuki comenta este koan, muito conhecido no zen budismo. Koans são histórias curtas com o objetivo de desafiar a mente condicionada do praticante budista.
No nosso dia-a-dia estamos sempre em busca de um eu melhor. Buscamos nos aperfeiçoar, estudar, praticar esporte, trabalhar, ganhar mais dinheiro. Dificilmente estamos satisfeitos com o momento presente.
Nossos condicionamentos nos dizem que há algo externo ou fora do presente que precisamos atingir para nos tornarmos plenos. Um dia, ouvimos falar da iluminação e começamos a praticar meditação para alcançá-la, do mesmo jeito que buscamos outras coisas. Os mestres Zen ensinam os koans para desafiar esse modo de pensar.
Os mestres, como Nangaku Ejo (677–744), ensinam que todos nós já temos a mente de buda, que é a nossa essência, uma mente livre de condicionamentos, plena.
Shunryu Suzuki diz:
“Quando sua vida é parte de seu meio ambiente – em outras palavras, quando você se volta a si mesmo, ao momento presente – então não há problemas. Quando você começa a divagar em torno de uma ilusão que está fora de você mesmo, então o ambiente a sua volta deixa de ser real. (…) A maior parte das pessoas vive imersa em ilusão, enredada em seus problemas, tentando resolvê-los. E a maneira de resolvê-los é tornar-se parte deles, ser um com eles.”
Oficina Desbloqueio do desenho em São Paulo – 4ª Edição
Sábado agora, dia 08 de agosto, rola mais uma edição da oficina desbloqueio do desenho. Vamos entender melhor o que nos bloqueia e aprender técnicas para começar praticar e desenvolver essa habilidade.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.