De repente sua casa se encheu de amigos, já tem gente sentada em todo canto e mais pessoas chegando. Puffs são uma mão na roda para esses casos.
Preparamos um guia ensinando como fazer seus próprios puffs e receber seus amigos com aquela felicidade de quem coloca a mão na massa.
Em minha última postagem, falei sobre como fazer uma cabeceira de cama almofadada. Algumas noções que adquirimos ali também são úteis para fazer o puff, portanto, pode valer a pena dar uma olhada nele antes de seguirmos.
Ferramentas utilizadas
- Grampeador;
- Furadeira;
- Broca de 4mm e 8mm;
- Parafusadeira;
- Chave de fenda ou Philips;
- Graminho;
- Estilete;
- Trena e régua;
- Tesoura.
Materiais Utilizados
- Compensado ou MDF;
- Sarrafos de cedrinho;
- Tecido ou couro;
- Espuma de 20mm e 50mm;
- Cola de contato para tapeçaria;
- Grampos e parafusos;
- 4 rodinhas;
- Lápis.
Para a estrutura do puff, você pode utilizar sobras de madeira que possibilitem a construção de um cubo de madeira de 40cm x 40cm x 40cm. Mesmo que você tenha que fazer emendas nas madeiras, não há problemas pois a ideia é revesti-lo totalmente com tecido ou couro.
Pode ser um puff com ou sem rodinhas, você decide se quer ou não utilizar o recurso.
Para construí-lo basta criar o cubo de madeira já mencionado, revestir as laterais e o topo com espuma e cobrir com o tecido que preferir. Você pode, inclusive, utilizar um tecido que já possua, podendo com isso reaproveitar materiais.
Da maneira que fizemos, não é necessário fazer nenhuma costura. Foram criadas pregas que deram um visual diferente ao puff. Usamos apenas grampeador para prender o tecido/couro.
Você pode usar o puff para dar apoio a alguma bancada em seu quarto ou quando estiver esparramado em seu sofá, pode usá-lo para apoiar os pés. Uma outra sugestão é substituir a mesa de centro de sua sala por um grande puff.
O ambiente ficará mais intimista, pode acreditar.
Sugestões para os próximos guias são muito bem vindas.
Vocês têm vontade de aprender a fazer mais alguma coisa com as próprias mãos?
Para conhecer mais sobre o Oficina de Casa
Nota do Editor: O Marcelo Aguilera é arquiteto, anfitrião do Oficina de Casa – que já esteve outra vez no PapodeHomem -, e se disponibilizou para apresentar à comunidade os seus tutoriais e guias sobre como cuidar de casa e colocar a mão na massa. Estamos bem felizes em recebê-lo por aqui, por isso, gostaríamos de sugerir que vocês vejam também os outros canais deles. Há uma série de boas dicas para quem gosta de fazer suas próprias coisas.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.