Desde que a fotografia foi inventada, houve apenas uma grande revolução: as câmeras digitais. E mesmo elas não mudaram completamente a lógica da coisa. Abre-se uma lente, a luz penetra e fica gravada — no início em um filme, depois em um sensor digital. A câmera Lytro, lançada recentemente, é a exceção: ela tira fotos de modo completamente diferente, quase mágico, usando uma tecnologia chamada Light Field. Você ainda vai ouvir falar muito disso no futuro.
A diferença da Lytro para qualquer outra câmera é que ela não registra a luz entrando, mas sim o campo de luz completo da cena. Ela não captura megapixels, mas sim megarays. Como ela armazena todos os raios de luz que rebatem em todos os pontos da cena ao mesmo, a grande revolução que isso traz é a total ausência da necessidade de foco. Ela captura a imagem com todos os focos possíveis ao mesmo tempo, e é por isso que você pode clicar em qualquer parte da foto abaixo e ver o que acontece.
Não é maluco? O foco é irrelevante, e pode ser ajustado depois da foto ter sido feita.
A câmera acabou de ser lançada e por enquanto só é vendida nos EUA, por 400 ou 500 dólares (8GB ou 16GB). De qualquer forma, eu nem recomendaria a compra atualmente. A qualidade das imagens é baixa, a telinha da câmera parece ser horrível, o formato dela é estranho (ainda que estiloso)… O grande lance aqui é observar uma nova tecnologia revolucionária aparecendo. Uma tecnologia que tem tudo pra começar a ser adotada por todas as grandes fabricantes de câmeras em um futuro próximo. Na pior das hipóteses, a própria Lytro vai lançar um modelo novo e melhor em breve.
Se você está aí pensando que fotos com foco manual permitem uma melhor expressão do olhar do fotógrafo, ou algo parecido com isso, eu concordo 100%. Elas não vão morrer graças à tecnologia Light Field. Com isso em mente, o que você acha desse desenvolvimento? Eu adorei.
Saiba mais:
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.