Vários artistas plásticos, do Brasil e do mundo, pintaram os barcos dos pescadores do Quadrado da Urca, no Rio de Janeiro. Ontem, para encerrar o projeto Flutuarte, os barcos saíram para navegar e comemorar na baía de Guanabara: a FlutuFesta.
O ponto alto do passeio foi uma performance na Fortaleza da Lage. Esse forte defende a entrada da baía de Guanabara desde 1690 e, acreditem, até 1997 ainda era uma instalação militar oficial, armada e guarnecida. Com certeza, é o edifício mais steampunk que já vi na vida.
E, penduradas do guindaste da Lage, Dana Abrassart e Maxine Nienow deram um show de dança para nós.
Obrigado à mesma Maxine e também à Nicolina pela excelente ideia. Obrigado também à Paula Abreu, por me convidar para um evento tão incrível. Esse carioca ex-desterrado recentemente-retornado ama qualquer iniciativa que junte mar e sol, arte e Rio de Janeiro.
Para saber mais sobre o projeto, recomendo uma visita ao site oficial, onde você pode ver os barcos já completados e os artistas participantes.
Abaixo, algumas fotos que absolutamente não fazem justiça ao evento, às pinturas, à baía e ao Rio. Essas são as minhas. Tem outras fotos aqui.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.