A gurizada andou falando por aí de filmes de macho e disseram que eu tinha de participar. Pra inicio de conversa, eu não gostei de nenhuma das listas, achei que todas elas contêm filmes de mérito discutível e boa parte dos protagonistas não passa de uns homenzinhos. Sério.
Filmes de macho não é todo aquele que se resumir a pegas em alta velocidade de motoristas peitudas peladas. Definitivamente não, mas se tiver isso melhor, claro.
Os dois manuais que o Papo de Homem publicou (das Mulherzinhas e dos Homenzinhos) dão uma boa dica do que é um filme de macho de respeito. Algumas coisas que um filme realmente viril precisa ter para ser tratado como tal:
1. Um homem responsável
Fazer pega para sustentar a família não é coisa de gente responsável.
2. Um problema sério, difícil e verossímil
O desafio de Shrek não era matar o dragão ou prender aquele Lorde anão e sim dar um trato na linda princesa Fiona;
3. Problemas cotidianos
O homem-aranha é muito mais super-herói porque os seus piores problemas estão relacionados ao dia-a-dia do Peter Parker;
4. Escolhas difíceis ou sacrifícios
A grande questão de menina de ouro é o paradoxo de matar alguém que se ama mais do que a própria vida.
5. Fazer o que é certo
Não há mérito em roubar um banco, matar inocentes ou correr risco sem necessidade.
Filmes como “Velozes e Furiosos” e “Comando Delta” definitivamente não atendem a esses requisitos. Para quem está em dúvida, a minha lista dos 10 melhores filmes de macho está no meu blog.
Bender também desce a lenha no Bender Blog. Aproveite que está aqui e vá lá para conhecer os outros textos dele.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.