O que são histórias em quadrinhos?

Segundo o o oráculo do ensinamento, o bastião da verdade:

“Banda desenhada, BD, história aos quadradinhos (português europeu) ou história em quadrinhos, quadrinhos, gibi, HQ, revistinha (português brasileiro) é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objectivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. Também é conhecida por arte sequencial e narrativa figurada.”
Wikipédia

Mas a tudo isso pode ser resumido em um único termo: nona arte.

Por muito tempo os gibis foram estigmatizados por aqui como “coisa de criança”, isso porque a maior referência nacional em quadrinhos, o mestre Mauricio de Souza, sempre teve como foco a molecada. Mas já sabemos disso porque já falamos disso aqui no PapodeHomem.

Mas a molecada se moldou com a truma da Mônica virou um bando de gente que continua gostando de HQs e, hoje, temos muitos brasileiros virando referência na gringa. Temos os gêmeos Bá e Mon ganhando zilhões de prêmios com o fodástico Daytripper, o gênio Lourenço Mutarelli e suas várias obras de arte, tanto nas HQs como em literatura, cinema e até em peça de teatro. Rafael Grampá, que este ano vai ser o primeiro Brasileiro desenhar e escrever nada menos que o Batman, Rafael Albuquerque, em parceria com o fodão Stephen King, ganhando o Eisner Award – o Oscar dos quadrinhos – com o Vampiro americano.

Esses são só alguns exemplos dos mais baladalos autores e desenhistas que mais aparecem para o grande público, mas a verdade é que existe um mercado ainda maior, que muita gente não conhece, com muita gente boa aparecendo. Tanto em webcomics (já listamos os mais fodões várias e várias vezes) quanto no mercado impresso, todo mês tem um lançamento diferente totalmente nacional.

Leia também  Elogio não é medida de sucesso

Pra quem ainda não conseguiu entrar na imersão dos quadrinhos, apareceu na internet uma ótima opção para entender melhor a porra toda. O cineasta Edson Oda e o ilustrador João Pinheiro criaram um curta-metragem que tem uma história em quadrinhos como principal fonte visual, mas que ganha proporções maiores misturado técnicas de origami, colagem e stop motion que, tudo junto, forma um material animal chamado Malaria, um Faroeste que conta a história do um pistoleiro que foi contratado para matar a morte.

Dá só uma olhada nisso:

Link Vimeo

Ao ler uma bela HQ, é mais ou menos isso o que acontece na sua cabeça. Os criadores apenas evidenciaram toda a explosão de criações que cada um pode ter ao consumir a nona arte. Agora que temos o exemplo, basta ir mais longe. Compre uma HQ.

Agora me diz: você ainda acha que histórias em quadrinhos são coisas pra criança?

Felipe Franco

<a>Felipe Franco</a> é paulista da gema