O Bruno Passos escreveu há algum tempo um excelente texto explicando quais os cuidados devemos ter com os nossos sapatos para mantê-los sempre com aquela cara de novo e bem conservado.
Um dos pontos reforçados por ele foi a respeito da limpeza e do brilho, que pode ser renovado quando você engraxa seus calçados.
“Lembre-se que a primeira etapa aqui é passar um pano úmido em todo o sapato, então, passe uma escova com vigor, principalmente onde o couro dobra ao andar, pois é nesta parte que fica depositado a maior parte dos resíduos de pó.
Atenção: evite utilizar sabão na limpeza. Normalmente terão resíduos químicos que vão alterar a cor e danificar o material que está sendo limpo.
Engraxar é uma ação que só deve ser realizada após o calçado estar completamente limpo, caso contrário, você só irá camuflar a sujeira e não aumentar a vida útil dos seus sapatos.
A graxa dever ser colocada em um pano liso (camiseta velha de algodão é uma ótima pedida), depois passada de maneira circular, assim você obtém um resultado uniforme e sem oscilações de cor ou brilho. A função da graxa não é só fazer brilhar, mas também hidratar o couro e evitar que ele resseque.”
Brett Mckay, do Art of Manliness, fez um vídeo ensinando, passo-a-passo, como engraxar seu sapato e deixá-lo com aquele brilho e polimento perfeitos que vão dar aquele ar de cuidado e atenção aos detalhes à sua apresentação.
O vídeo está em inglês, mas os passos são explicados de forma bastante visual. Pode dar o play que o idioma não vai ser um problema.
De qualquer forma, resumi aqui o passo-a-passo, para facilitar a compreensão enquanto você assiste ao tutorial.
Os materiais que ele usa são:
- Uma escova de sapatos
- Uma meia (eu usaria uma flanela)
- Graxa para sapatos
Vamos aos procedimentos:
1. Remova toda a sujeira com a escova
2. Aplique a graxa à meia ou flanela
3. Aplique a graxa em círculos e em pequenas quantidades
4. Escove o sapato com força
5. Intensifique o brilho com calor
E aí, quais truques vocês teriam a compartilhar para deixar seus sapatos engraxados e brilhantes como novos?
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.