Fan Ho, um fotógrafo chinês autodidata nascido em 1937, começou a fotografar o centro de Hong Kong aos treze anos de idade.
Ele conta que gostava de se posicionar em um local que pudesse oferecer uma boa composição e luz para quando seu assunto aparecesse.
O instante decisivo de Bresson, em suas próprias palavras:
“Na fotografia existe um novo tipo de plasticidade, produto das linhas instantâneas tecidas pelo movimento do objeto.
O fotógrafo trabalha em uníssono com o movimento, como se este fosse o desdobramento natural da forma, como a vida se revela.
No entanto, dentro do movimento existe um instante no qual todos os elementos que se movem ficam em equilíbrio.
A fotografia deve intervir neste instante, tornando o equilíbrio imóvel.”
Link YouTube | Henri Cartier-Bresson: The Decisive Moment
“O reconhecimento, em uma fração de segundo, do significado de um acontecimento assim como a organização precisa de formas que dão a esse acontecimento sua expressão adequada”. Quando “se alinha a cabeça, o olho e o coração”.
— Cartier-Bresson
As imagens que Fan Ho capturou foram feitas com uma Rolleiflex, que gera negativos de 6x6cm e oferece maior possibilidade de diferentes enquadramentos para ampliação.
Para Ho, o segundo instante decisivo.
Horas antes de escrever esse texto, caí sem querer no filme A vida secreta de Walter Mitty. Em uma cena, o fotógrafo Sean O’Connell (Sean Penn) faz o mesmo processo de Ho. Se posiciona e espera pelo melhor momento para fotografar um leopardo. Quando o encontra, não faz a foto.
“Às vezes não faço. Se gosto de um momento, não gosto de ter a distração da câmera.”
O instante decisivo de ver o mundo com os dois olhos.
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