Algumas bandas de rock são referência para o ‘way of life‘ masculino. Bandas que estão construindo – ou já construíram – suas carreiras sobre riffs de guitarra poderosos e atitudes que deixariam orgulhosos nossos antepassados, fossem eles bárbaros ou cowboys do velho-oeste.
1. Matanza – www.matanza.com.br
Com este nome pouco discreto, já se deve notar que a banda carioca, cujo último disco atende por ‘A Arte do Insulto’, não é adepta de sutilezas. Fazendo um sujo e pesado, com toques de música country, o Matanza tem uma das melhores músicas chamada ‘Eu Não Gosto de Ninguém’. Ponto.
2. MQN – www.mqn.com.br
Mais uma banda nacional. Os goianos liderados por Fabrício Nobre destilam riffs pesados e grudentos em músicas como ‘Heart of Stone‘ e ainda lideram o manifesto ‘Fuck CD‘, feito para boicotar a mídia digital em favor do velho conhecido disco de vinil. Aumente o volume e abra uma cerveja!
3. Velhas Virgens – www.velhasvirgens.com.br
A banda Velhas Virgens já é sinônimo de rock feito para homens por causa de suas letras, digamos, pouco sutis. O grupo paulista é a maior banda independente do país e tem no currículo alguns hinos do blues canalha como O Leilão (que conta a saga de um cara para conseguir comer uma mulher), Uns Drinks (“eu te largo falando sozinha e vou pro bar…”) e Beijos de Corpo (“quero contato e pouco papo”). Mas não se engane: não confunda banda independente com banda indie, por favor.
4. Black Label Society – www.blacklabelsociety.net
A banda formada pelo monstruoso (no bom sentido) guitarrista do Ozzy Osbourne. Garantia de muito peso, agressividade e solos incríveis. Não foi à toa que Zakk Wilde entrou para o dos grandes guitarristas. E ele ainda manda bem nos vocais.
5. Creedence Clearwater Revival
O Creedence fez sua carreira nos anos 60 e 70 liderados pelo guitarrista/vocalista John Fogerty. A banda deixou um sem-número de músicas com influências do , perfeitas para aquelas partidas de sinuca regadas a whisky e cerveja. Ou para aquelas brigas de bar que rolam nos filmes.
6. AC/DC
O auge do rock and roll como ”. A banda australiana é uma referência segura do modelo masculino clássico cantado em músicas como ‘Hell ain’t a Bad Place to Be‘ ou mesmo ‘You Shook Me All Night Long‘. Carregue os encartes dos discos no bolso e vá à luta rapaz!
Diego Matias é autor convidado da PapodeHomem e dono do blog de macho http://riffsesolos.blogspot.com . Quem curte rock tem como obrigação dar uma passada por lá.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.