Mais do que qualquer passarela de moda, o que ajudou a construir o estilo de muitos homens ao longo dos anos foi a indústria dos filmes. Quem nunca se sentiu um James Bond com um terno alinhado ou ficou com vergonha alheia daquele cara com a costeleta do Wolverine andando na rua (sim, ele veio do gibi e ninguém andava assim antes dos filmes)?

As referencias são inúmeras, mas normalmente os clássicos mais antigos são os que nos vem à memória quando o assunto é estilo: Os embalos de sábado à noite, Top Gun, O Selvagem de Motocicleta, Bullit,  Juventude Transviada e por aí vai.

Pensando nisso, resolvi escolher só personagens de filmes feitos após 1980. Desta maneira, você  recebe mais informações que desconhece ou que passaram batidas em qualquer primeira olhada.

É chegada a hora de (re)conhecer alguns dos caras mais “presença” que passaram pelo cinema nos últimos 35 anos!

Ah! Vale ressaltar que o onipresente James Bond está fora desta lista. Sinto muito, hors concours.

Sem mais delongas, vamos aos escolhidos:

 

29. Remy (Jude Law) – Repo Men, 2010

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A primeira manga curta presença de um filme de ação a gente nunca esquece! Finalmente, um filme que se passa no futuro com uma evolução de vestuário que faz sentido!

 

28. Mills (Brad Pitt) – Se7en, 1995

28 - Ô-Morgan, t† molhando tudo meu cabelo, cara!Ô
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Isto, senhores, são os anos noventa dizendo “olá!”.

A essência toda reunida da maneira mais cool possível: detetive durão, cabelo começando a arrepiar, gravatas yuppies, jaquetas quase esportivas por cima das camisas e, de quebra, o cavanhaque que moldou o queixo de uma geração.

 

27. Loki (Jake Gylenhaal) – Prisoners, 2013

27 - Ô-Putz, com esse trÉnsito eu n∆o chego na hora do jogo.Ô
PRISONERS

Eis a geração de detetives dos anos 10!

Com seu jeito psicótico de ser, camisa abotoada até em cima sem gravata (isso sempre dá o “grau freak”), a jaqueta que evoluiu para um blusão acompanhado de gorro para cobrir o cabelo zerado nas laterais e grande e penteado na parte de cima.

Anéis e tatuagens aparentes fecham o policial deslocado contemporâneo.

 

26. Jerome (Jude Law) – Gattaca, 1997

26 - E assim Ç que se passa uma Bad com estilo!
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O cadeirante mais presença da história do cinema, tão presença que o Ethan Hawke passa o filme todo querendo ser ele. Se a tristeza fosse estilosa, ela se chamaria Jerome.

 

Suas roupas estão sempre de acordo com a paleta de cores do ambiente, sua roupa formal evita ao máximo o preto, algo que só é feito por quem sabe muito sobre harmonia de cromática.

 

25. Jack Sparrow (Johnny Depp) – Pirates of the Caribean, 2003 – 2011

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Finalmente um pirata original no Cinema!

Sujo, traiçoeiro, afeminado e absurdamente carismático. Este é Sparrow, que mais tarde viria a se tornar o traje de festa a fantasia mais tradicional desde a invenção da roupa hippie (não estou brincando, o bucaneiro tem até site só de dicas de como montar a coisa toda)

 

24. Bodhi (Patrick Swayze) – Point Break, 1991

24 - Keanu Reeves tentando descobrir onde ele comprou essa regata loka
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Lembra o estilo surfista que dominou o mundo nos anos noventa?

Conheça um dos principais culpados. Roupas sem saturação para ressaltar o bronzeado maneiro e as madeixas de ouro. Esse era Bodhi, o vida mais loka do surf.

 

23. Aragorn (Viggo Mortensen) – The Lord of the Rings, 2001 – 2003

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Um cavaleiro errante que, na verdade, é um rei. As mina pira num desajustado com futuro.

Aragorn vagava sozinho, somente ele, sua espada e a maquininha de aparar barba número 3, até encontrar Frodo e sua turma e resolver radicalizar a Terra Media. Um dos grandes trunfos aqui é apostar em um cavaleiro nobre, porém vestido sempre de cores escuras e constantemente sujo, este contraste dá o tom exato do anti-herói desejado.

 

22.  Jacob (Ryan Gosling) – Crazy, Stupid Love, 2011

22 - Coma pizza com as m∆os e arranque suspiros, se puder
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Será que todo Jacob precisa mostrar o abdômen no cinema? Jamais saberemos.

O que podemos dizer é que este senhor nos dá uma aula de combinações de roupa. Pra nós e pro virgem do Steve Carrel.

 

Além de fazer escolhas pouco óbvias (como um terno vinho), Jacob também prova que é possível se vestir com roupas sociais e não ficar nem um pouco mauricinho. Aprenda aqui que ternos não precisam de gravatas e seja feliz.

 

21. Harry Angel (Mickey Rourke) – Angel Heart, 1987

21 - N∆o Ç s¢ na linha vermelha que o trem Ç velho!
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Tempo de Matar

O personagem mais suado do cinema, até ser ultrapassado por Matthew Mcconaughey em , é também um dos mais estilosos. Roupas claras para aguentar um calor dos infernos em busca de respostas em uma Nova Orleans recheada de vodus e misticismo.

 

Como a barba é por fazer e o cabelo é oleoso e penteado, mas não muito, Harry usa aqui um bom truque para não cair no clássico estilo cafetão de terno: sua camisa de gola mais mole (provavelmente de linho) e o principal: constantemente abotoada até o topo.

 

20. Daniel (Daniel Day-Lewis) – There Will Be Blood, 2007

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Não se trata de ser mocinho ou vilão, mas de sobreviver. E ninguém sobrevive com mais presença do que nosso transtornado Daniel que, até na última cena do filme, está absurdamente bem vestido.

 

Um dos grandes segredos: até quando aparece extremamente sujo, ele costuma estar vestido formalmente. Isso acaba criando o contraste perfeito para exaltar literalmente quem é Daniel, um homem de negócios selvagem.

 

19. Saito (Ken Watanabe)  – Inception, 2010

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cool

O filme inteiro é um festival de caras presença, mas ninguém consegue ser tão quanto nosso samurai moderno, Saito.

Fala sério, jovem, você já jantou com tanto estilo?

 

18. Rick Deckard (Harrison Ford) – Blade Runner, 1982

18 - Por mais filmes de ficá∆o futurista sem roupas metalizadas
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Digam o que quiserem, mas nunca vi uma camisa tão estranha e tão legal ao mesmo tempo (e olha que eu faço camisas!). De quebra, um sobretudo marrom para dar aquela pegada e criar uma composição clássica, mas ao mesmo tempo diferente de tudo que já vimos antes.

 

17. Steve Zissou (Bil “Fucking” Murray) – The Life Aquatic with Steve Zissou, 2004

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Poucos souberam ser tão estranhos e tão bacanas quanto este herói. E menos ainda souberam usar um gorro vermelho com tanta panca.

Assim como o gorro, tudo nesse filme parece muito estranho e surreal, mas dá certo no final. E o fator mais importante de todos: é o Bill Murray.

 

16. John Dilinger (Johnny Depp) – Public Enemies, 2009

16- Ô- Ei gata, vamo ali fazer uma contravená∆o (interrogaá∆o)Ô
JOHNNY DEPP is John Dillinger in Public Enemies.

O mocinho até tenta, mas não é páreo para o combo de composições classudas de Dilinger.

Mais uma vez o que cria o grande destaque de presença é o contraste. Um homem impecavelmente arrumado, vestido sempre com o que de melhor havia na época e, ao mesmo tempo, em oposição, zombava destas mesmas formalidades ao ser um homem que não seguia nenhum parâmetro legal e, quase todas as vezes, moral.

Vilões dos anos 30: impossível superá-los.

 

15. Léon (Jean Reno) – Léon: The Professional, 1994

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Óculos redondo de psicopata, toquinha de pescador irlandês e roupas de padeiro pobre francês.

Tinha tudo para dar errado, mas dá certo! Acrescente um vasinho de planta e finito, está feito o matador mais gente fina da vizinhança. Quer saber? Dê um jeito e veja todo este estilo em movimento, assista esta semana se possível o trio de protagonistas mais estilosos da história.

 

14 – Vic Vega aka Mr Blonde (Michael Madsen) – Reservoir Dogs, 1992

14 - Ô-T† olhando oq pra minha geladeira nova, fera (interrogaá∆o)Ô
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Ele é grande, ele é mal, ele é Mr. Blonde.

Bem alinhado como todos de seu bando, Mr. Blonde se destaca pelos óculos mais bem encaixados no rosto e pelas mangas bufantes da camisa, que dão a ele um ar aristocrático estranho e magnético. Um pergunta para entreter os desavisados: o personagem Vic Vega é irmão de outro grande personagem de outro filme do Tarantino, você sabe qual é? (Sim, sim, o Tarantino é um cara estranho).

 

13. Denton (Matthew Mcconaughey) – Reign of Fire, 2002

13 - Ô-Mais um dia aqui, na moral, explodindo o mundo.Ô
13- Ô-D† licenáa jovem, s¢ vou explodir algo com a minha basuca rapidnho aquiÔ

Denton, neste que, para mim, é o melhor visual militar apocalíptico já criado, esbanja cabreirismo.

Tattoo cabreira, careca cabreira, machado cabreiro, jaqueta cabreira. E atenção para o “truque” da jaqueta: ele a usa constantemente com uma espécie de lenço no pescoço ou então com a gola levantada. Ambas as coisas dão a sensação de que ele é mais forte do que realmente é (pescoços e trapézio grossos são um dos primeiros chamarizes de força. Sim, mais perceptíveis e impactantes que os bíceps).

Leia também  A maior aventura da vida: Cego e pilotando um avião

Obs: de quebra o melhor filme de dragão da história.

 

12. Rusty (Brad Pitt) – trilogia Ocean’s,  2001 – 2007

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O George Clooney bem que tentou, mas sua cara de “vai um nescafé, princesa?” não foi páreo pro rei do terno claro, Brad Pitt.

Ok, vamos dar alguma mérito ao George! Não tenho dúvida que este pedaço de tatuagem aparecendo na mão tem a ver com o longiquo e divertido Drink no Inferno.

 

É importante dizer que a postura sempre ereta no estilo “galo de briga” ajuda a deixar o terno menos almofadinha e sua cartela de cores é pensada exatamente para funcionar bem com uma pessoa caucasiana loira. É possível notar muitos verdes, alguns tons terrosos e muitas variações de cinza.

 

11. Luke (Ryan Gosling) – The Place Beyond the Pines, 2012

11 - Ô-Hey Girl, vocà n∆o t† vendo, mas j† t† gostando, nÇÔ
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Luke pode até tomar todas as decisões importantes da sua vida de maneira errada, mas ele não dá bola fora na hora de escolher o que vestir antes de sair destruindo sua existência. As tatuagens são um excesso controlado pelas camisetas puídas de quem está sempre envolvido em alguma coisa muito física (as minas piram nas coisas muito físicas).

Sujo, bandido, sem causa e com uma jaqueta vermelha, ele é a juventude transviada que curte Metallica.

 

10. Nikolai (Viggo Mortensen) – Eastern Promisses, 2007

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A definição de sobriedade. Sério, sempre vestido formalmente e muito discreto. Só não passa desapercebido pois toda esta formalidade acaba servindo pra acentuar ainda mais suas tatuagens de símbolos e signos da máfia russa.

O cara é tão estilo que com certeza se trata do primeiro cara que você vê lutando pelado e pensa “puta, que nego presença, hein?”. Todos os seus trajes, embora alinhados, são consideravelmente discretos. É por isso que ele pode abusar de outros “reforços” de personalidade: tatuagens, relógios, gel no cabelo penteado e tudo mais, sem que fique parecendo um gigolô.

 

09. Bateman (Christian Bale) – American Psycho, 2000

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Com certeza o papel que fez Bale ganhar o Batman.

Yuppie, almofadinha ao extremo que tem um alter ego secreto bem estranho. Te lembra algo? Limitado cromaticamente, as combinações de vestuário não são tão inusitadas, na verdade são todas clássicos da época. O segredo aqui está na execução, o limite da perfeição e do detalhe planejado, tudo estudado à exaustão. É isso que compõe a essência de um dos serial killers mais peculiares da história.

 

08. Frank Lucas (Denzel Washington) – American Gangster, 2007

08 - Ô- Vai, tira logo. Vou fingir que n∆o to vendo.Ô
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Não sei se a justica é cega, mas se for, está perdendo uma lição e tanto.

O réu que governou as ruas do Harlem nos anos 70 já transbordava muito estilo bem antes de ser pego. Impecável e implacável, este era Frank Lucas, sempre ligeiro na hora de combinar roupas com seu tom de pele, optando por cores quentes e com predominância de tons terrosos.

Obs: rara trilha sonora, nada óbvia e a altura da panca monstro do chefão.

 

07. Katsumoto (Ken Watanabe) – Last Samurai, 2003

07 - n∆o d† nem pra colocar legenda nisso.
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A Origem

Ok, se Watanabe já parecia um samurai quando era um executivo em , agora que ele é mesmo um samurai e se parece com uma entidade. Eis aqui as vestes de samurai mais robustas que as telas já mostraram. Como uma força da natureza, Katsumoto segue, agora sendo água, ora fluindo, ora colidindo.

Monstro.

 

06. Mr o’Brien (Brad Pitt) – The Tree of Life, 2011

06 - harmonia em composiá∆o, croma e atmosfera. ê realmente para poucos, senhores.
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O filme com o pior final já filmado rende mais do que isso, ora lá. Rende o melhor que os anos 50 já produziram de harmonia entre cabelo, lifestyle, vestuário e ambiente.

Quase monocromático, Brad ensina que o estilo (e Deus) está(ão) nos detalhes. Mais uma vez, as apostas são em composições que se camuflam nas cores do ambiente, explorando sempre a sutileza do uso de baixas saturações.

 

05. Jep Gambardella (Toni Servillo) – La Grande Bellezza, 2013

05 - Ô-Ser† que deixei a janela aberta (interrogaá∆o)Ô
CINEMA: CANNES; OGGI E' IL GIORNO DI SORRENTINO

Alguém que existe para seduzir não só as mulheres, mas a vida.

Este é Jep. Entre uma avaliação da vida e outra, ele desfila seu hall de combinações inusitadas e matadores, com a maestria dos raros que têm segurança para fazê-lo. Roupas formais em cores inusitadas destacam este personagem deslocado do mundo. Se todos estão coloridos ele veste preto e branco, se o mundo é sombrio, Jep aposta em colori-lo, tudo isso, é claro, com um nível altíssimo de harmonia cromática.

 

4. Gatsby (Leo DiCaprio) – The Great Gatsby, 2013

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Extremamente ousado e ainda assim inocente. Este é Gatsby.

Suas roupas são apenas uma extensão de sua personalidade. Aliás, nunca vi retratarem tão bem a condição psicológica de alguém por meio do vestuário. É possível ver a todo instante quem é Gatsby, um bom garoto ingênuo procurando causar boa impressão em seu primeiro bailinho da puberdade.

De maneira clara, mas sem se tornar chamativo, entendemos todas as nuances desse segundo, mas solitário, Romeu, vivido por Leonardo DiCaprio.

 

3. Vincent (Tom Cruise) – Collateral, 2004

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Ele não precisa de detalhes como cinto ou gravata, apenas um conjunto de tons de cinza fazem dele o assassino mais da história do cinema. Impossível não associá-lo a figura de um lobo solitário, cada vez mais só e ferido, embora ainda orgulhoso de sua majestade, procurando no corvo Max um pouco da própria humanidade.

 

2. Tyler Durden (Brad Pitt) – Fight Club, 1999

02 - sim, eu tbm j† tentei encontrar um casaco deste e nunca consegui
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Fight Club

Transtornado, a soma de todos os desejos reprimidos aflora neste que é o personagem mais insano de todos os tempos. Ele utiliza um casaco de pele como quem veste o escalpo de uma presa, Imagino que a representação social do casaco sirva exatamente pra isso.

Ele é extremamente saturado, poluído e harmônico, é a coerência do caos. Senhores, como todos sabem, ele dispensa apresentações, nosso ídolo da adolescência, com vocês, o subversivo e amado: Tyler Durden!

E agora com vocês, o senhor supremo do estilo cinematográfico:

 

01. Dickie Greenleaf (Jude Law) – TheTalented Mr. Ripley, 1999

01 b - um pouco mais de estilo
01 c - e mais um pouco
01 d - e agora estilo em close
01 estilo, estilo e estilo

Jude Law realiza aqui sua obra-prima. Se este não é o melhor filme já feito (e com certeza não o é), ele tem mérito de ser o filme que mais tornou tátil um sentimento.

É possível, durante toda a película, entender o desejo que Ripley tem por Dickie. Não só de sê-lo, mas de querê-lo. Dickie é amado pelos amigos, desejado por homens e mulheres e parece querer a todo momento rivalizar com a grandeza da vida, em um momento a desafiando aos berros num bar em outro conseguindo tornar simples o que é complexo e triste.

Seu estilo tem toda a atmosfera da vida que leva: displicente, mas harmoniosa. Simples, mas intensa. Mais uma vez, as imagens não fazem jus ao personagem, sendo este um raro caso onde a harmonia do estilo se realiza não só no corpo, mas no ambiente e em sua composição com a vida que o cerca, enciumada com tamanha plenitude.

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Você ainda é um pouco desconfiado com essa história de homens que se cuidam? Então leia esse texto que vai te dar uma nova perspectiva sobre o assunto.

Bruno Passos

Pintor. Ama livros, filmes, sol e bacon. Planeja virar um grande artista assim que tiver um quintal. Dá para fuçar no <a>Instagram</a> dele para mais informações."