Incorporando o estilo esportivo no cotidiano

Sem cair no clichê do "nunca usar roupa esportiva". Como a gente usa esse estilo direito?

Moda masculina é um tema que vem sendo bastante explorado aqui no Papo de Homem.

De uma forma ainda meio tímida, homens estão entendendo que ter estilo e transportar traços da sua personalidade para forma que se vestem pode fazer uma diferença positiva no bem estar na maneira como encaram as tarefas cotidianas.

Toda roupa transmite uma mensagem. Mesmo quando não temos a intenção, nossas roupas denunciam muito da forma como enxergamos o mundo e nossas aspirações pessoais. Mesmo quando alguém diz que não se interessa por moda, essa falta de interesse fica clara pelo que ela veste.

Entender sobre estilo e saber fazer escolhas inteligentes sobre o que vestir é apenas um jeito de dosar a mensagem que está sendo transmitida por você. Inclusive em casos onde existe uma vestimenta padronizada, como no uso de roupas sociais e uniformes, pequenos detalhes podem apontar elementos importantes da nossa personalidade.

Cada estilo de vida traz uma carga de expressões embutida. Um jovem mais empático e que se interessa por questões mais humanas naturalmente transmite sua sensibilidade na forma que veste, assim como alguém mais enérgico, que admira esportes, aventura e velocidade tem essa característica destacada em quase tudo o que faz.

Sendo alguém que praticou esportes por quase toda a vida, sempre tentei transmitir esse traço de personalidade na forma que me visto, pesquisando sobre aplicações de acessórios e combinação de peças esportivas ao visual casual.

Neste texto condenso um pouco do que descobri no processo e que pode ser útil para quem quer começar a combinar os elementos e melhorar a composição da vestimenta.

Combinando peças esportivas e casuais

Nas ocasiões cotidianas não é o ideal nos vestirmos com roupas esportivas. Por mais que sejam confortáveis, é difícil trabalhar, frequentar festas e outras situações sociais com roupas desenvolvidas especificamente para praticar atividades físicas.

Mas não significa que nenhuma peça vai se encaixar no visual casual. Algumas podem ser utilizadas para gerar um leve contraste, destacando pela diferença, mas sem quebrar o tom, muitas vezes, mais formal que precisamos passar.

Um primeiro contraste pode ser feito reaproveitando o conceito que as próprias marcas já constroem com seu marketing. Uma camiseta de uma marca esportiva não descaracteriza o visual, mas adiciona a atitude já trabalhada pela marca ao visual casual.

Em algumas ocasiões é possível adicionar uma única peça bem esportiva. Uma jaqueta esportiva num dia frio ou uma calça de tecido mais leve para um final de semana mais quente adiciona força.

É interessante lembrar que as grandes marcas esportivas também trazem peças desenvolvidas para uso casual, modelos que herdam a proposta da marca e carregam a linguagem trabalhada. Uma jaqueta de uma equipe de corrida, por exemplo, traz todo conceito de força e velocidade das pistas e a agressividade dos carros super esportivos.

Trabalhando os detalhes nos acessórios

Outra forma de adicionar elementos mais esportivos no visual, e que pode favorecer quem trabalha com trajes mais formais, com dificuldade em adicionar peças extras, é a adoção de pequenos acessórios.

O uso de acessórios como forma de transmitir uma mensagem mais sutil é algo que as mulheres já fazem muito bem, mas os homens ainda caminham tímidos nessa direção. O uso de anéis, colares e pulseiras não é tão comum ainda para nós, homens, mas a adoção já vem crescendo lentamente.

Um bom exemplo do uso acessórios para trazer o clima esportivo a um contexto mais formal, é o uso de pulseiras com âncoras, flechas e elementos que sugiram aventura e ação. Este tipo de acessório vem sendo cada vez mais utilizado.

Outro elemento que pode ser trabalhado é a escolha dos relógios, que ao exemplo das combinações de peças, também podem herdar a presença já desenvolvidas pelas marcas esportivas.

O tamanho dos relógios fazem um papel importante na intenção. Modelos maiores destacam força, assim como os menores podem sugerir a ideia de pessoa ativa, mas sem chamar tanta atenção.

O visual esportivo dos calçados

Existe uma polêmica quando o assunto é calçado. Os populares tênis de corrida são um grande alvo quando falamos nos erros cometidos por homens.

Embora muito confortáveis, a combinação tênis de corrida e roupas casuais realmente causa estranheza. Com os calçados se tornando cada vez mais especializados, a sensação de que existe algo fora do lugar ao ver um tênis deslocado de seu contexto torna-se ainda maior.

Para quem não gosta de sapatos ou sapatênis e quer usar um calçado mais esportivo, seja pelo visual ou pelo conforto, existem algumas boas opções. A ideia é apostar em tênis casuais de marcas esportivas. Alguns clássicos já são conhecidos aqui no PdH.

Tênis como esses trazem um formato bem mais esportivo, mas com o cuidado de não se desconectar do visual, sendo feitos de materiais diferentes e com combinações de cores mais sóbrias e fáceis de combinar.

* * *

Alguns homens ainda têm certa ressalva ao preocuparem-se com moda e inovar com o próprio visual. Adotar traços das atividades que gosta nas composições mais tradicionais é também uma excelente forma de ir expandindo e acostumando-se a um visual mais elaborado.

Todos temos nossas inclinações e interesses, sabemos quem somos e queremos que as pessoas entendam um pouco mais da nossa personalidade.

Vestir-se bem é isso, ajudar quem está à nossa volta a interpretar um pouco melhor quem somos, nossas características individuais.

Se você tem alguma dica para incrementar o estilo esportivo no visual mais casual, compartilhe nos comentários.

Mecenas: Vivara Watches

Se você curte e se identifica com o estilo esportivo, então a linha "Dakar Rally" da Vivara foi feita para você.  

Criados pensando nos esportes de velocidade, são relógios com visual clean e moderno que cabem perfeito no look de pessoas que adotam o visual mais esportivo no dia-dia. Seis Modelos com pulseira em aço ou silicone, que vêm com cronógrafo marcador de minutos e segundos.

Além da coleção "Dakar Rally", está disponível a coleção Vintage Aviator, inspirada nos modelos vintage, e em breve a coleção Soldier, com a
temática militar, será lançada.

Confira todos os modelos lá no site da Vivara.

Mecenas mobileMecenas desktop

publicado em 05 de Fevereiro de 2018, 00:00
12596172 10153389055960906 1551523976 n

Alberto Brandão

É analista de sistemas, estudante de física e escritor colunista do Papo de Homem. Escreve sobre tudo o que acha interessante no Mnenyie, e também produz uma newsletter semanal, a Caos (Con)textual, com textos exclusivos e curadoria de conteúdo. Ficaria honrado em ser seu amigo no Facebook e conversar com você por email.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura