Aqui no PdH você já conferiu a lista de ferramentas indispensáveis para não ficar refém dos preços de encanadores, eletricistas e mecânicos. Agora a dica é para aqueles que, com as ferramentas em mão, querem resolver os problemas domésticos, mas ainda não sabem por onde começar.
O site iFixit, criado por dois californianos que eram especialistas na manutenção de produtos da Apple, conta com uma plataforma de colaboração na qual os próprios usuários criam guias e se ajudam para consertar desde carros até Gameboys.

O portal foi lançado no ano passado, mas já conta com um extenso banco de dados. Em pouco tempo lá, já descobri, por exemplo, que eu não precisava ter desembolsado R$350 para ter a placa BGA do meu notebook trocada, bastava só ter pedido uma ressoldagem.
Na parte colaborativa, estão as três principais áreas do site: os guias de reparo, as perguntas dos usuários e o desenvolvimento de guias. Para curiosos e para aqueles que não resistem a dar uma fuçada logo que seus gadgets apresentam um pequeno problema, a parte mais interessante são os guias passo a passo de desmontagem. Com imagens em formato grande e vídeos para acompanhar fica fácil para qualquer leigo abrir aparelhos sem danificá-los.
Link YouTube | Como abrir um iPad
Tudo isso, na real, funciona apenas como vitrine para o principal negócio dos caras: a venda de peças de reposição para produtos Apple. Com a experiência que têm, eles se tornaram referência em desvendar o que existe por trás do design das peças da empresa de Steve Jobs.
O iFixit tem, sim, ainda muito o que melhorar, mas com a expertise acumulada, os criadores inventaram uma plataforma que hoje é um dos maiores estímulos de “Faça você mesmo” para Mac.
O grande problema de tudo isso é o medo. Às vezes, mexer nos produtos eletrônicos significa perder a garantia e, se der algum problema no futuro, gastar muito mais dinheiro em assistência técnica. No entanto, para os destemidos e aqueles que não têm nada a perder, vale uma tentativa.
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