Esta quarta-feira não é um dia qualquer na história da internet. Muito menos na história do Youtube. No mesmo dia que a versão paga do site entra no ar nos EUA, o Google anuncia que o portal vai começar a transmitir partidas de futebol ao vivo, por streaming.
Mas não existe jantar de graça. Os espectadores que quiserem acompanhar a Copa del Rey, da Espanha, deverão pagar 20 euros pelo pacote ou cinco euros por partidas como a de hoje entre Barcelona e Villanovense. O serviço estará disponível para 17 países, mas ainda não se sabe quanto vai custar no Brasil. Vale dizer, ainda, que esta não é a primeira vez que o Youtube se propõem a transmitir eventos esportivos. Em 2014 foi possível, por exemplo, acompanhar a etapa do Mundial de Surf que consagrou Gabriel Medina campeão mundial.
Mas, então, pera aí, porque diabos hoje é um dia tão importante assim?
Pode não ser a primeira vez que o Youtube transmitirá um evento esportivo, mas é a primeira vez que um site compra os direitos de um campeonato de futebol.
A novidade é resultado da parceria entre o site, a Liga Espanhola de Futebol e a empresa que comercializa os direitos de transmissão do campeonato. Por isso, a lógica do mercado dominado pelas emissoras de televisão pode ficar bastante abalada.
Neste novo cenário, o espectador não vai precisar mais, por exemplo, ficar limitado às partidas que as emissoras decidirem transmitir. É um novo leque de possibilidades que se abre para os espectadores. E novos obstáculos que se apresentam para as transmissoras.
A iniciativa do Youtube vai de encontro ao sucesso que o streaming vem tendo, guiado por empresas como o Spotify, o Rdio e o Netflix que faturou R$ 1,6 bilhão só entre abril e junho desse ano. Nesta semana em que até a Globo anunciou um aplicativo onde vai disponibilizar sua programação, o Youtube dá um sinal do caminho que pretende seguir.

Se o Netflix anunciou que pretende investir em conteúdos jornalísticos, mas não acham a programação esportiva tão interessante, o Google aposta exatamente no caminho contrário. O Youtube Red, que vai custar entre dez e 12 dólares, já está gerando polêmica com os usuários e é a mais nova tentativa do Google de rentabilizar o seu modelo de negócio.
Tudo bem, estamos falando só da Copa del Rey, uma competição menor até dentro da Espanha, mas esse pequeno passo para o Youtube pode se tornar um grande salto para a internet.
Por isso, 28 de outubro de 2015 vale pelo menos um asterisco no calendário, não?
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.