Certa vez, mais ou menos uns 3 anos atrás, meu pai chegou em casa falando para minha querida mãe que um cara lá da empresa onde ele trabalhava tinha feito um tal sorvete de banana com farinha de castanha e ele tinha achado o isso máximo. Minha mãe, sempre sendo muito prestativa, nunca chegou a fazer esta iguaria.
Bom, o tempo passou e, não sei porque, mas essa receita sempre ficou na minha cabeça.
Agora morando com a minha mulher e mantendo a boa rotina de surfar, correr e pedalar, resolvemos optar por uma alimentação mais saudável e me veio novamente na cabeça o tal do sorvete de banana.
Comprei os ingredientes, coloquei o avental e fui para a cozinha. Não era muito bem como o meu pai tinha contado há 3 anos. Tive que fazer um pequeno incremento na receita. Mas no fim deu tudo certo e o bendito sorvete de banana ficou pronto.
Como a banana é um alimento muito nutritivo e energético, levei o sorvete para compartilhar com meus amigos Fabio e Gil, já que estávamos pegando firme nos treinos noturnos de wing Chun e nas corridas.
De acordo com minhas “cobaias”, a receita ficou muito boa e o Fabio me deu a ideia de compartilhá-la aqui com vocês.
Então vamos lá!
A lista de ingredientes
- 3 bananas;
- 60 gr de farinha de castanha;
- ½ copo de leite;
obs: o leite pode ser colocado de acordo com o gosto da pessoa, mas lembrando que quanto mais leite, menor o gosto da banana, e o sorvete perde cremosidade. - 2 colheres de sopa de mel;
- 3 colheres de creme de leite (opcional).
Modo de preparo
Corte as 3 bananas em rodelas e coloque no freezer para congelar.
Após uma ou duas horas no congelador, pode meter o dedo na banana para constatar se ela está, de fato, congelada. Se sim, coloque-a junto com a farinha de castanha, o leite, o mel e o creme de leite no liquidificador.
Bata tudo até que não sobre nenhum pedaço de banana inteiro.
Obs2:se o liquidificador não for muito bom ele pode travar, pois a banana congelada fica muito densa. Quando isso acontecer, desligue o liquidificador coloque um pouco mais de leite, misture com uma colher para o leite chegar até o fundo da jarra do liquidificador, e bata novamente.
Depois é só colocar em algum pote de sorvete (acho que tudo mundo guarda algum em casa) levar ao congelador e esperar duas horas.
O bom deste tal Sorvete de ba-na-na é que pode ser comido a qualquer hora do dia e não somente após a refeição como sobremesa. Pode ser consumido antes e após atividades físicas, ou quando dá aquela vontade de comer alguma coisa doce, até mesmo no café da manhã.
Bom Proveito!
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.