A gente tem uma tendência a valorizar objetos rebuscados, de aparência e funcionamentos complexos. Não é raro vermos por aí pessoas comentando que a era industrial cortou a beleza que os objetos artesanais tinham antigamente, com toda essa pressa que a produção em massa gera.
É claro que você sempre pode argumentar que a estética vai ter influências culturais e que essas opiniões não podem ser tomadas como parâmetro para o que seria um objeto bonito. E eu vou te dar razão.
O tempo passou e, independente de quais influências sofridas ao longo da história estamos falando, o nosso senso estético mudou.
Hoje, muitas vezes, os objetos mais simples são os mais bonitos. Essa é uma preferência minha, por exemplo. Menos formas, menos ruído. Enfim, menos.
Semana passada apresentei o Paulo Biacchi, que apresenta o canal "Tente Isso em Casa".
Olhando de novo os vídeos dele, encontrei esse, no qual ele ensina como fazer um revisteiro, usando um encaixe de madeira muito simples. O resultado é bem bonito. E uma vez que você aprender o truque, vai ver que serve pra dar muitas utilidades em outras ocasiões.
O objeto ainda pode ser ressignificado de acordo com a sua necessidade. Pode usar pra colocar toalhas, pode ser um porta-vinil ou uma base para uma mesa de centro, basta colocar um tampo de vidro.
Muito legal, não?
* * *
Nota do editor: A Deixa que Eu Faço é nossa coluna de guias e tutoriais. Toda semana, às sextas-feiras, tem um texto ou vídeo ensinando a colocar a mão na massa e fazer algo legal.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.