O nome dessa receita clássica italiana deriva da palavra “carbone”, que significa “carvão”.
Alguns acreditam que tenha sido uma refeição rápida e suculenta criada pelos trabalhadores de carvão na Itália, na região da Úmbria. Outras teorias apontam que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém moída, que é usada na preparação.
A diferença dos outros molhos é que os ovos são adicionados crus e acabam por cozer apenas com o calor da massa. Na forma original usa-se pancetta. Estejam à vontade para escolher qual delícia usar!
Anotem aí.
Ingredientes
- 300 g de spaghetti
- 250ml creme de leite fresco
- 6 gemas de ovo
- 100g grana padano fresco ralado
- 150g bacon picado em tirinhas (ou pancetta)
- Sal
- Pimenta do reino a gosto, de preferência moída na hora
- Uma pitada de noz moscada
- Parmesão a gosto para montagem do prato
Modo de preparo
Frite o bacon com a ajuda de duas colheres de óleo e reserve. Se você fritar com a própria gordura, corre o risco de queima-lo.
Cozinhe o creme de leite e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Experimente para verificar se está a seu gosto.
Ferva uma panela com bastante água e duas pitadas de sal e cozinhe o macarrão até que fique al dente. Escorra a água e reserve.
Numa vasilha, misture o creme de leite até ficar homogêneo, depois adicione as gemas (isso mesmo, elas não são cozidas), o queijo e mexa muito bem.
Adicione macarrão e o bacon e voilà! Sirva acompanhado de parmesão ralado na hora.
Ah, serve duas pessoas de forma bem farta.
Nota do editor: esse texto foi originalmente publicado no blog Cebola na Manteiga, da autora. Como essa, tem várias por lá. Vale a visita.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.