Nota: esse artigo foi originalmente publicado no blog do autor, o homensdacasa.net. Confira lá que vale bem a pena.
Hoje eu vou falar pra vocês um pouco sobre lambe-lambe. Se você ainda não sabe se isso é de comer ou de passar no cabelo, calma aí que eu explico.
Lambe-lambe é um tipo de cartaz que desde a época do Renascimento – que durou de 1300 a 1600 d.C (antigo, né?) – já espalhava mensagens manuscritas pela França. Séculos luz depois, esses cartazinhos rebeldes ainda continuaram sendo usados na publicidade e acabaram caindo no gosto dos artistas de rua. Sabe aquele tipo de cartaz “Trago seu amor em 7 dias?”. É um lambe-lambe.
Uma forma de arte alternativa e “marginal”. E nem precisa dizer o quanto eu gosto dessa pegada mais urbana e industrial né? Saca só uns ambientes com esses famigerados cartazes.
Muito massa, né? Pois bem, eu decidi dar mais um trato aqui no escritório usando lambe-lambes e vou mostrar como fazer aí no seu canto também.
Anota o que você vai precisar aí!
- Alguns cartazes, claro
- Bandeja de pintura
- Cola Branca
- Água
- Rolo de pintura
Bota a mão na massa aê!
Pra começar, misture a mesma quantidade de cola e água. Assim que tiver bem misturado, aplique na parede utilizando o rolo de pintura. Aí é só pegar o lambe-lambe e colar de cima para baixo por cima da cola. Pra ajudar na fixação, passe uma espátula por cima da folha à medida que for fixando-a na parede.
Já vou avisando pra galera mais certinha que vai dar bolha e vai enrugar. Faz parte do estilo do cartaz, então desapega do TOC e seja feliz com esses pequenos defeitos especiais.
E não tem muito segredo na hora de preencher a parede. O mais legal é exatamente isso, você pode colar os cartazes do jeito que quiser. O importante é não deixar buracos.
Inclusive, você pode recortar alguns cartazes pra eles se encaixarem melhor. Aqui tudo se aproveita e quanto mais misturado, mais bonito fica.
Depois da parede completamente preenchida, dê uma demão da mistura de cola pra finalizar e proteger tudo. Espere secar e tá pronto: sua nova parede urbana, estilosa e com cara de galeria nova-iorquina.
Claro que você também pode pegar todos esses cartazes, emoldurar e fazer uma composição foda. Vale tudo pra deixar seu canto com essa pegada modernosa.
E pra galera que mora de aluguel e já está apavorada querendo saber como tirar depois, é só usar água quente e força no braço. Vai ficar algum resíduo? Sim.
Pois é, sinto dizer, mas tudo que você fizer numa parede vai deixar alguma marca. Então se prepara pra pintar a parede de novo ou viva nesse cubo branco o resto da vida… hohoho! #soumau
Ah, já ia me esquecendo do momento Jabá. Esse kit de lambe-lambe translumbrante e irresistível é o modelo Urbano. Tem pra vender lá na loja do blog tá?
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.