Sabe aquela noite de sexta-feira que você não quer sair, mas também não quer ficar em casa? Pois bem: é hora de arregaçar as mangas e dividir a cozinha com alguém.
Não sabe nada de culinária? Não tem panela em casa? Seu fogão pifou? Tudo bem. Deixo uma opção para sair da lasanha congelada e convidar alguém para dançar salsa e brincar de Dr. Drinks + Dr. Cook na sua casa.
Não é patê de atum, nem miojo. É uma receita famosa: uma entrada mexicana que serve de aperitivo e surpreende seus convidados. A receita é para duas pessoas (ok, exclua os convidados) e tem alguns truques muito simples que, combinados com a salsa e a Margarita, vão fazer de você um expert na cultura mexicana.
Ingredientes
Eis o que você vai precisar:
- 2 avocados (ou 1 abacate comum)
- 1 tomate sem sementes
- 1 limão espremido
- 1 fatia de cebola
- 1 colher de chá de coentro em pó
- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes
- Sal e azeite de oliva a gosto
- 2 pacotes de Doritos original
Modo de fazer
Muito simples. Numa tigela, amasse o abacate e misture com os ingredientes picados: tomate, cebola e pimenta. Tempere com limão, coentro, azeite e sal. Abra o pacote de Doritos e divirta-se.
Se você procurar pela internet, encontrará diversas receitas de guacamole. Versões com cominho, versões com coentro, algumas que levam até requeijão. Esta aqui é a versão que mais agradou lá na casa do Sr. Gustavo Gitti, vulgo editor do Papo de Homem e meu namorado nas pouquíssimas horas vagas.
Muito bem, como toda receita infalível, esta tem alguns truques. O primeiro: abacate comum ou avocado? Já testei a receita com abacate dos dois tipos e garanto que não notei grandes diferenças: as duas versões ficaram ótimas. O avocado é menor, porém mais concentrado, o que deixa a receita menos suave.
O segredo da guacamole é deixá-la sem aquele gosto de vitamina de abacate. Por isso, quem vai dosar o tempero é você. O que faz com que um monte de abacates amassados se transforme em uma incrível guacamole é, essencialmente, o limão e a cebola. Mas, cuidado para não exagerar na cebola, já que você só tem um(a) convidado(a) em casa, tequila etc e tal.
Para acompanhar, banque o Dr. Drinks mesmo sem ter coqueteleira. O Gustavo fez Margarita batendo os ingredientes no liquidificador. Não, não era Margarita Frozen e que o Dr. Drinks não nos leia.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.