Se quando você tira o tênis ou sapato, alguém faz a clássica piada “O caminhão de lixo passou por aí?”, seu cachorro sai correndo ou sua namorada subitamente pergunta onde está o Bom Ar, saiba que há uma luz no fim do túnel.
O grafeno está sendo considerado como o super componente de nossa era por sua resistência, elasticidade e alta condutividade. Eis que os chineses do Laboratório de Biofísica do Instituto de Física Aplicada de Shangai encontraram uma aplicação peculiar.
Eles descobriram que, quando pulverizadas com uma solução aerossol rica em Escherichia coli (uma enterobactéria que entre outras substâncias, produz aquele suave odor impregnado no tênis que não é lavado desde que você comprou), folhas de óxido de grafeno interagem com as bactérias, destruindo as células bacterianas instantaneamente. Esta é uma boa notícia para você que é obrigado a guardar aquela bota no trabalho e acaba deixando seu armário em estado de risco biológico.

Gostou? Este é só o começo da pesquisa. Infelizmente, ainda não há previsão de produção em escala comercial. Segundo a t, caso os cientistas consigam provar a eficácia do grafeno contra outros micro-organismos, abre-se o espectro para outras aplicações, como por exemplo, na conservação de alimentos.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.