Facebook: como diminuir a quantidade de besteira e parar de perder tempo

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x250 1 jpg

Redes sociais como o Facebook são um tanto difíceis de lidar. É bem comum se tornarem um problema, sugando toda a produtividade e/ou tempo livre das pessoas. É por isso que alguns, como o GNV, preferem abandonar de uma vez. Outros se sentem tão negativamente impactados que criam mobilizações enormes protestando contra as ferramentas.

Ouvi falar de um cara que passou um ano sem internet e documentou suas impressões sobre o período de abstinência. E ele detalha ali como muitos dos vícios que parecem ser da internet não são necessariamente algo que se refere apenas a esse mundo no qual ela é uma ferramenta essencial.

Isso me lembrou de um "tutorial de filtros" que eu montei pra minha mãe, quando ela começou a usar o Facebook.

Como filtrar o Facebook

Uma forma de fazer isso é ir direto no perfil da pessoa e parar o mouse por cima do botão "Friends". Vai aparecer esta tela.

facebook01

Aqui você pode escolher se quer ou não que as postagens deste amigo apareçam na sua timeline.

Se quiser, não precisa excluir por completo a existência da pessoa na sua vida digital. Dá para ser um pouco mais compassivo e escolher o que você quer ver. Pode escolher entre eventos da vida, atualizações de status, fotos, jogos (bom pra evitar aquelas notificações de games), entre outras coisas.

facebook02

O Facebook contem 5 graus de visibilidade (ou filtros) das informações que aparecem no news feed.


  • Show all updates: Mostra tudo o que a pessoa postar, atualizar ou fizer. Só tenho por volta de três pessoas nessa categoria;

  • Most updates: apresenta a maioria das coisas que a pessoa postar ou atualizar. Dá pra selecionar quais serão mostradas no news feed. Pouquissimos contatos estão nesta categoria. Diria que 1%;

  • Only important: só fatos relevantes (fotos com texto, mudança de status etc) chegam até o news feed. 99% dos meus contatos está nesta posição;

  • Not show on news feed: as atualizações da pessoa simplesmente não chegam até a minha pagina;

  • Unfriend : "desamigar", retirar dos contatos.

Ao adicionar alguém novo, coloco na categoria "most updates". Conforme a pessoa for postando, ela pode subir ou descer nesses degraus. Geralmente as pessoas descem os degraus – embora nenhum chegou até o 'unfriend' – por conteúdo que não me agrada ou pela quantidade de posts – inúteis ou não – durante o dia.

Com isso, as noticias que aparecem no meu Facebook geralmente são interessantes e enxutas, não me fazendo perder tempo com piadinhas, fotos de acidentes, cães/gatos, #jogodavelha etc.

Vocês usam estes filtros também? Ou tem outras formas de curadoria?


publicado em 18 de Maio de 2013, 10:18
Fd1af135a54533dd4c276d7f8f35b1d6?s=130

Marcos Bauch

Nascido na Bahia, criado pelo mundo e, atualmente, candango. Burocrata ambiental além de protótipo de atleta. Tem como meta conhecer o mundo inteiro e escreve de vez em quando no seu blog, o De muletas pelo mundo.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: