Faça uma trilha com seus amigos | Ignição #15

Dê um tempo da cidade, curta a natureza e aproveite para fazer conexões mais profundas.

Olá, pessoal!

Antes de mais nada, queria começar pedindo desculpas pelo atraso na Ignição dessa semana. Estive bastante ocupado com outras atividades do Papo de Homem e, infelizmente, deixei essa peteca cair. Mas agora, vamos voltar ao normal. :)

Semana passada falamos sobre pedir ajuda como um exercício prático para reduzir as causas da solidão e como uma maneira de fazer conexões mais profundas. Os comentários, como sempre, foram uma alegria de ver. 

Hoje a Ignição também vai ser um daquelas ideias simples que a gente nunca põe em prática, mas que podem, sim, dar um grau na nossa rotina.

Faça uma trilha com seus amigos

Se você, como eu e mais milhões de pessoas no Brasil vive em uma cidade grande, deve conhecer a sensação de fadiga que se acumula com o tempo.

A rotina apressada, o trabalho e as preocupações com os boletos a serem pagos, os prédios se estendendo até onde se consegue ver e cortando a sua vista do horizonte, o som grave constante dos motores e pneus dos carros sobre o asfalto, as buzinas, os martelos nas construções de edifícios ao redor... é difícil não sentir-se confinado.

Em um desses momentos, ainda lembro que tive a oportunidade de ser convidado por alguns amigos para fazer uma trilha de bicicleta. Estrada de terra, acampamento, silêncio total, enfim... espaço!

Foi sensacional aprender a lidar com as ferramentas, descobrir a forma de executar atividades simples como cozinhar utilizando dos mínimos recursos, criar o cuidado com os locais onde parávamos, evitando deixar lixo, além de ficar tanto tempo na presença dos amigos, com nada além de mato e pássaros ao redor. Nada de celular e milhões de notificações de aplicativos e mensagens de Whatsapp. Eu estava presente, nada me puxando pra fora daquele lugar.

Ao final, eu me sentia absolutamente restaurado. Isso gerou em mim uma marca mental que perdura até hoje.

Encontro do grupo #1987 no Quiriri

Por isso, o que gostaria de sugerir como prática essa semana é: pegar sua mochila, colocar a barraca nas costas e ir para o mato. Fazer uma trilha, acampar, passar um tempo em contato com a natureza.

Mas para além do distanciamento usual que pode, sim, ser bastante saudável, gostaria de adicionar também mais uma camada. Esta pode ser uma ÓTIMA oportunidade de se conectar com os amigos em um nível mais profundo. Levar a relação a um patamar para além do entretenimento e do jogar conversa fora habitual. 

Ali sou eu me arrebentando todo na lama, com os amigos Glauber e Zalan

O artigo sobre o grupo de Whatsapp #1987 retrata bem isso. Eles não são um grupo organizado, no sentido de ter um líder formal, site e estar registrado como ONG ou qualquer coisa do tipo. Para todos os efeitos, é um grupo de amigos do país inteiro que se reune na região do Quiriri (onde mora o Gil Eanes) para conversar, sentir a natureza. No entanto, a qualidade das interações surgidas ali é ímpar, graças à disposição de fazer esse encontro valer a pena. Assim, todos fazem atividades ao ar livre, conversam da maneira mais profunda e menos apressada quanto for possível, treinam artes marciais, fazem trilhas, meditam... e isso é só a ponta do Iceberg.

Essa pode ser uma inspiração para fazer valer o encontro, criar essas bases mais profundas na relação e, sim, aproveitar a natureza e o distanciamento.

Sugiro também dar uma olhada no nosso artigo sobre como criar grupos de homens.

Então, fica a indicação da semana. 

Contem pra gente se decidirem fazer algo na linha. Mandem os relatos. Queremos saber. 

* * *

O que é a coluna Ignição?

Resumindo: queremos iniciar processos de transformação por meio de ações práticas.

Aqui no Papo de Homem temos trocentos textos filosofentos falando de tudo. Agora, vamos pra outra abordagem.

Menos papo, mais ação.

Você está perdido e não sabe o que fazer da vida? 

Aqui vamos oferecer um ponto de partida, ações simples que você possa usar como um aquecimento, que coloque seus "músculos" no ponto para você gradativamente começar a lidar com seus problemas de frente.

Como funciona?

Toda semana vamos sugerir ações práticas acessíveis, para que você possa sair da inércia.

Depois, pedimos que venham aqui no artigo e relatem, em detalhes, como foi a experiência. Vale qualquer coisa, inclusive e principalmente, se der tudo errado, pois é nessas horas que a gente precisa de apoio e a coisa de termos uma comunidade mais vai fazer sentido. Nos colocando em movimento vamos começar a descobrir irmãos, amigos, enfim, parceiros de transformação.

Com o tempo, vamos cultivar uma rede de parceiros, dispostos a transformar suas vidas e também conversarem sobre o processo todo como uma forma de se incentivarem e se apoiarem. 

A Ignição é incrível, onde encontro os experimentos anteriores?

Muito fácil! Basta entrar na coleção Ignição.

Já conhece o ebook "As 25 maiores crises dos homens — e como superá-las", produzido pelo PdH?


publicado em 31 de Agosto de 2018, 20:11
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura