7:15 da manhã em São Paulo, botei só a pontinha do pé pra fora da cama. Congelou.
Decidi que ia ficar mais 2 minutinhos ali, no quentinho das cobertas.
Estiquei os dedos até o criado mudo para pegar o celular. Meu cachorro me ouviu acordar, logo se aproximou pra pedir carinho.
Ah, desencana! Vou levantar.
Entrei no chuveiro quente e estava difícil sair.
Começou a pipocar aquelas notícias e imagens do sistema cantareira em níveis baixíssimos na minha cabeça. Meu banho, que tinha tudo pra durar uma eternidade, durou 2 minutos.
As toalhas da minha casa, eu comprei numa promoção. A sensação que tenho é de elas não secarem, apenas espalharem a umidade pelo corpo, o que faz ser dolorido o pós-banho em dias frios.
Rapidamente me vesti, coloquei meu casaco de couro favorito e um cachecol – paulistano, quando bate menos de 11°C, acha que a qualquer momento o prefeito vai declarar estado de calamidade e mandar caminhões removerem a neve e o gelo das avenidas.
Peguei um táxi até o aeroporto. O PapodeHomem havia sido convidado para o lançamento da mais recente criação da Troller: o Novo T4.
O destino era Fortaleza-CE.
Assim que pisei em solo nordestino, percebi que, lá, o casaco de couro e cachecol seriam tão úteis quanto uma bicicleta é para um peixe.
Depois de guardar aquele monte de roupa, o Ceará me deu boas vindas ao seu "inverno". Sol, areia, vento e um frescor que só aquelas belas praias podem proporcionar. É isso que é o "inverno" no Ceará.
Tivemos oportunidade de testar o carro no terreno onde ele nasceu e aprendeu a andar: nas dunas de areia do Ceará, mais especificamente na cidade de Cumbuco, que fica a mais ou menos 30Km da capital, Fortaleza.
![20140717_165556](https://cdn.papodehomem.com.br/wp-content/uploads/2014/07/20140717_165556.jpg)
A Troller é uma marca 100% brasileira, idealizada por Rogério Farias engenheiro e empresário nascido em Fortaleza em 1995, foi vendida para a Ford em 2007. Mas ainda preserva suas raízes brasileiras.
![Capa](https://cdn.papodehomem.com.br/wp-content/uploads/2014/07/Capa.jpg)
![20140717_172221](https://cdn.papodehomem.com.br/wp-content/uploads/2014/07/20140717_172221.jpg)
Nossa expedição incluiu uma visita à fábrica da Troller. O carro ainda é produzido no mesmo local desde 95: Horizonte-CE. Ali, cerca de 500 funcionários são empregados. Sem contar os milhares de empregos indiretos que também são gerados.
![Fábrica](https://cdn.papodehomem.com.br/wp-content/uploads/2014/07/F%C3%A1brica.jpg)
![Fábrica 2](https://cdn.papodehomem.com.br/wp-content/uploads/2014/07/F%C3%A1brica-21.jpg)
![20140717_171450](https://cdn.papodehomem.com.br/wp-content/uploads/2014/07/20140717_171450.jpg)
![20140717_172757](https://cdn.papodehomem.com.br/wp-content/uploads/2014/07/20140717_172757.jpg)
![20140717_172334](https://cdn.papodehomem.com.br/wp-content/uploads/2014/07/20140717_172334.jpg)
![20140717_172533](https://cdn.papodehomem.com.br/wp-content/uploads/2014/07/20140717_172533.jpg)
Ainda que no test-drive de imprensa a gente não tenha explorado 10% do potencial do carro, se a Troller tem hoje a fama de possuir um veículo parrudo-pau-pra-toda-obra, em grande parte foi graças aos bugueiros e jipeiros cearenses, que meteram esse carro nas situações mais extremas e fizeram os engenheiros da marca suarem para atender esse público.
Obrigado, Ceará, pelas lindas imagens e pela enorme hospitalidade.
publicado em 24 de Julho de 2014, 13:02