Está no ar, agora, o Prêmio Viva, cuja categoria #ElesporElas será apresentada por nós, ali por volta das 20h! Venham assistir. ;-)

Escolher uma instituição a qual você possa apoiar e acompanhar | Ignição #31

Em meio à rotina, como podemos aprofundar nossa contribuição às causas que nos importam?

A vida é corrida.

Entre acordar, tomar banho, escovar os dentes, fazer comida, trabalhar, estudar, namorar, cuidar dos filhos, dos familiares, da casa, ver os amigos, e claro, descansar de vez em quando, fica difícil arranjar tempo pra todas as coisas que nos importam.

Ainda mais no mundo de hoje, no qual temos contato com muito mais informação, nossas preocupações se estendem muito além do que nosso horizonte mais imediato permitiria.

Quando percebemos, estamos preocupados, ansiosos pelas mil questões que assolam o mundo.

Cada um de nós, vai ter afinidade com uma mais do que outras. Tem gente que se preocupa mais com a escravidão animal, outros com a falta de equidade de gênero, outros com a fome ou o acesso à saúde.

Então, vamos fazendo o que podemos.

E, muitas vezes, esse "o que podemos" é utilizar nossas redes sociais e ajudar a disseminar informação pras pessoas próximas ou até algumas ações pequenas no nosso cotidiano.

Mas nem sempre isso basta. Às vezes, sentimos que não estamos efetivamente agindo e buscamos algo a mais pra contribuir.

O Projeto Tamar trabalha pela preservação das tartarugas do litoral brasileiro. Aqui tem mais informações.

Foi o caso do Guilherme. Ele estava fazendo o curso Sustentabilidade: Ecologia Profunda na Prática e foi mordido pelo bicho que o deixou com a intenção de fazer mais pela causa.

Hoje, na nossa reunião de pauta, tivemos uma conversa sobre esse tema e, assim, sob a reflexão de como levar nosso ativismo um pouco mais a sério em meio à rotina, nasceu essa Ignição.

A prática da vez é pesquisar uma instituição séria à qual você possa acompanhar e apoiar financeiramente.

A principal vantagem dessa abordagem é começar a utilizar os recursos ao seu dispor de forma mais organizada para beneficiar a causa que o move, aproveitando também a energia de quem está dedicando seu tempo e energia de forma integral.

Sei que anda difícil pra todo mundo, mas não subestime as pequenas quantias. Por vezes, valores muito pequenos podem fazer uma grande diferença. Você se surpreenderia ao ver o quanto.

Além disso, essa é uma forma de valorizar o esforço tão essencial que essas pessoas dedicam a assuntos tão importantes e que, por vezes, passa como se fosse algo que não merece ser bem (ou minimamente) remunerado.

O Guilherme começou a apoiar a ONG Ipê.

* * *

Essa é a prática da vez. Espero que seja útil e sirva pra começar a aprofundar seu caminho na tentativa de criar um mundo melhor.

Deixo também o convite, para quem quiser, para o nosso grupo do WhatsApp. Quem se interessar, pode me mandar um e-mail em luciano@papodehomem.com.br, com o título “QUERO ENTRAR PARA O GRUPO DA IGNIÇÃO”. É importantíssimo me contar a sua história e por que quer entrar para o grupo. :)

Como sempre, o papo segue nos comentários. Fico muito curioso em saber quais as suas experiências apoiando iniciativas que sejam importantes pra você. Vem contar aqui embaixo?

Abraço e até a próxima!

* * *

O que é a coluna Ignição?

Resumindo: queremos iniciar processos de transformação por meio de ações práticas.

Aqui no Papo de Homem temos trocentos textos filosofentos falando de tudo. Agora, vamos pra outra abordagem.

Menos papo, mais ação.

Você está perdido e não sabe o que fazer da vida? 

Aqui vamos oferecer um ponto de partida, ações simples que você possa usar como um aquecimento, que coloque seus "músculos" no ponto para você gradativamente começar a lidar com seus problemas de frente.

Como funciona?

De duas em duas semanas vamos sugerir ações práticas acessíveis, para que você possa sair da inércia.

Depois, publicamos mais um artigo para conversar sobre a prática. Pedimos que venham no artigo e relatem, em detalhes, como foi a experiência. Vale qualquer coisa, inclusive e principalmente, se der tudo errado, pois é nessas horas que a gente precisa de apoio e a coisa de termos uma comunidade mais vai fazer sentido. Nos colocando em movimento vamos começar a descobrir irmãos, amigos, enfim, parceiros de transformação.

Com o tempo, vamos cultivar uma rede de parceiros, dispostos a transformar suas vidas e também conversarem sobre o processo todo como uma forma de se incentivarem e se apoiarem. 

A Ignição é incrível, onde encontro os experimentos anteriores?

Muito fácil!

Aqui temos uma lista organizada com 29 práticas para iniciar o seu processo de transformação.

E se quiser uma lista sempre atualizada, porém menos organizada, basta entrar na coleção Ignição.

Já conhece o ebook "As 25 maiores crises dos homens — e como superá-las", produzido pelo PdH?

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Se deseja adquirir ou presentear alguém que possa se beneficiar, compre a sua edição aqui.

Para conhecer mais sobre o conteúdo do livro e tudo que vai encontrar lá dentro, leia esse texto.

Ao comprar o livro, você também ajuda a manter o PapodeHomem vivo.

Nosso rendimento com anúncios caiu drasticamente nos últimos dois anos, assim como aconteceu com toda a indústria jornalística, no Brasil e no mundo (a verba agora se concentra no Facebook e no Google). Como o que fazemos é para vocês e não para gerar o maior número de clicks com textos vazios, essa ajuda é essencial para nossa sustentabilidade.


publicado em 02 de Março de 2020, 12:34
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode assistir no Youtube e ouvir no Spotify. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura