O Mundo 3D chegou. Para a indústria da mídia, claro. Nós já habitamos nele há uns bons milhares de anos. Ao final desse artigo, tenho uma surpresa da Sony a compartilhar. Mas antes disso quero abrir uma discussão coerente sobre o tema.
O boom disparado por Avatar não foi o começo da história, apenas disparou um nível absurdamente mais imersivo da tecnologia. Naturalmente, se questiona o quanto disso seria um suposto exagero promovido pelos pirotécnicos do marketing. Não preciso me desdobrar em argumentos para explicar os fatos. O que todos vocês já viram no cinema é possível na TV, seja com filmes, programação regular – vide o programa Pânico, que já é transmitido em 3D pela RedeTv – ou games. A tecnologia, mesmo que poderosa, é incipiente. Os early adopters pagam mais por serem os primeiros a experimentar, oras. Ou não se lembram da chegada dos DVDs? Era o “videocassete de rico”. Essa é a realidade, agora vamos conhecer um pouco da história.
A década de 50 viveu o primeiro frenesi do 3D, acredito. O filme Bwana Devil alardeava ser o primeiro a usar essa tecnologia mágica, ainda que o grande pioneiro tenha sido o filme mudo The Power of Love, de 1922(!!!) – não confundam com o famoso hit de mesmo nome. O método usado se baseava nos famosos óculos de papel celofane. O método atual usa o mesmo princípio, mas separa ângulos de luz no lugar de separar cores. O processo exige mais de nosso cérebro e não é incomum relatos de espectadores com dor de cabeça ou fadiga nos olhos.

Interessados numa explicação mais visual devem acessar esse excelente infográfico, útil esclarecimento sobre:
- o 3D antigo usado nos cinemas
- o 3D atual usado nos cinemas
- a TV 3D com óculos
- a TV 3D sem óculos – sim, ela existe
Agora estamos razoalvemente versados nesse universo – traduzindo, aptos a dar bordoadas nos leigos em discussões de bar. Portanto, vamos à tal surpresa.
Oferecimento: TV Sony BRAVIA 3D
Mas uma coisa é ler sobre, clicar em infográficos e ir ao cinema. Outra bem diferente é sentar o traseiro em frente a um televisor capaz de entregar excelência em três dimensões na sala de estar da sua casa enquanto uma partida casual de strip poker rola no cômodo adjacente.
A linha BRAVIA, famosa por comerciais como o premiado Paint, retorna munida do Mundo 3D. Clique aqui ou na imagem abaixo para entender a mensagem em uma intervenção fodástica.

Se você não vai ao 3D, a Sony traz ele.
Para conhecer mais, recomendo conhecer:
- os combos de produtos e preços da linha Mundo 3D da Sony
- o mini documentário(em inglês) 3D World Created by Sony
- a página deles no Facebook
—

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.