Eu já consideraria uma tarefa impossível, nem mesmo me daria ao trabalho de pensar no assunto.
Mas o Rundall Monroe, autor do XKCD e do blog what-if?, não é desses que sacia sua curiosidade tão facilmente e resolveu responder à questão:
Se você tivesse uma versão impressa de toda a Wikipedia (ok, a de idioma inglês), quantas impressoras seriam necessárias para mantê-la atualizada em relação à versão online?
A resposta que ele deu é: 6.
Parece inacreditavelmente pouco, mas tem justificativa.
Um experimento de impressão com a Wikipedia já foi feito anteriormente por Rob Mathews, que imprimiu um pequeno volume representando cerca de 0,01% do total de artigos hoje disponíveis.
Pouco, bem pouco… mas o volume ficou grandão.
Para uma noção mais real, podemos pegar um outro estudo.
O usuário Tompw mantém uma página dentro da Wikipédia que calcula qual seria o tamanho físico das 2,5 bilhões de palavras espalhadas em 4,3 milhões de artigos se distribuídos em volumes dispostos em uma estante.
Assumiu-se que cada volume teria em torno de 25cm de altura, 5cm de espessura, 500 folhas, 2 páginas por folha, duas colunas por página, 80 linhas por coluna e 50 caracteres por linha.
O resultado seria, para a Wikipedia de julho de 2013, um tamanho físico equivalente a aproximadamente 1910 volumes da Enciclopédia Brittânica.
Pode parecer bastante, mas as nossas 6 impressoras dariam conta do recado muito bem, obrigado.
Mantê-la atualizada no mesmo ritmo da versão online, no entanto, seria um trabalho muito mais complicado.
Rundall faz um bom raciocínio aqui.
A Wikipedia em inglês recebe cerca de 125.000 a 150.000 modificações por dia. Entre 90 a 100 por minuto.
Nós poderíamos tentar definir alguma forma de medir a contagem de palavras para cada edição média, mas isso beira o impossível. Felizmente, nós não precisamos fazer isso – podemos apenas estimar que cada modificação vai demandar a reimpressão de uma página em algum lugar. Muitas edições, na verdade, vão mudar múltiplas páginas – mas muitas outras edições são reversões, o que nos permitiria colocar de volta páginas que já tivéssmos impressas. Uma página por edição parece ser um meio termo razoável.
Para uma mistura de fotos, tabelas e texto típico da Wikipedia, uma boa impressora a jato de tinta poderia imprimir 15 páginas por minuto. Isso significa que você precisaria apenas de seis impressoras a qualquer momento para manter o ritmo das atualizações.
O papel iria se acumular rapidamente. Usando o livro de Rob Mathew como ponto de partida, fiz minha própria estimativa para o tamanho atual da Wikipedia em inglês. Baseado no tamanho médio dos artigos em destaque vs todos os outros, cheguei ao resultado de 300 metros cúbicos para imprimir a coisa toda.
Isso significa que, para se manter atualizado, você precisaria imprimir 300m³ de papel todo mês.
Os custos básicos seriam o papel, energia elétrica, contratação de pessoal para manter o maquinário operando 24 horas e as impressoras.
Mesmo com todos esses itens sendo levados em conta – incluindo a despesa com substituição do papel –, nada deixaria a tarefa tão cara quanto um detalhe: a tinta.
Rundall também fez um levantamento disso:
Um estudo da Quality Logic descobriu que para uma impressora jato de tinta típca, o custo real de tinta vai de 5 centavos de dólar por página preto-e-branco a mais ou menos 30 centavos por página de fotos. Isso significa que você estaria gastando de 4 a 5 dígitos por dia em cartuchos de tinta.
Você definitivamente iria preferir investir em uma impressora a laser. De outro jeito, em apenas um mês ou dois, esse projeto acabaria custando meio milhão de dólares.
Meio milhão de dólares para uma única cópia. Umazinha.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.