Pais de primeira viagem e pais experientes, preparamos um evento de um dia inteiro pra vocês. É o "PAI: os desafios da paternidade atual". 20/08 — ingressos à venda!

Dois casos de censura

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x250 1 jpg

Essa semana, dois filmes foram censurados em duas sociedades pretensamente democráticas.

A centopeia humana

O Reino Unido vetou a entrada do filme A Centopeia Humana 2 – foi somente o 11º filme censurado em 99 anos. Ou seja, não são uns censuradores ensandecidos. Eu vi o primeiro filme. Se você não sabe do que estou falando, leia a matéria no The Guardian. Se você tem muita curiosidade e estômago muito forte, veja esses vídeos. Em respeito aos leitores, não posto o vídeo aqui nem dou maiores explicações: vocês vão ter que correr atrás.

Eu não quero voltar sozinho

O estado do Acre, enquanto isso, através da Assembleia Legislativa Acreana, vetou a exibição do premiadíssimo curta-metragem brasileiro Eu Não Quero Voltar Sozinho na Escola Armando Nogueira. Veja aqui uma carta de repúdio que conta a história completa da censura e ainda lista os prêmios que o filme ganhou.

Não vou contar nada sobre Eu Não Quero Voltar Sozinho. Ele tem 17 minutos e vale a pena cada segundo. É lindo, comovente, pedagógico – e tem tudo a ver com o processo de se tornar homem. Assistam e me contem o que acham.

Link YouTube (versão HD) | Eu não quero voltar sozinho. Completo.

A pergunta

Quem é menos democrático? Qual é a pior censura? A inglesa ou a nossa?


publicado em 08 de Junho de 2011, 18:26
File

Alex Castro

alex castro é. por enquanto. em breve, nem isso. // esse é um texto de ficção. // veja minha vídeo-biografia, me siga no facebook, assine minha newsletter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: