A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

"Desejo sair da pobreza. Como ter um rendimento melhor na faculdade?" | Mentoria PdH #7

A cada semana, uma pergunta. E a comunidade responde e ajuda coletivamente, com base em suas vivências pessoais com o tema. Assim vamos cultivar mais parcerias, na prática.

Nota editorial: estamos bem felizes de receber essa pergunta específica do Mateus.

Como temos falado, nossa intenção é que a Mentoria PdH possa tanto receber questionamentos profundos, como outros tão diretos quanto "como lidar com um divórcio? como me adaptar a uma nova cidade? como fazer amigos após os 50?".

Queremos uma coluna diversa, que possa nos ajudar em diversas fases e contextos da vida. :)

* * *

Pergunta da semana:

"Olá, meu nome é Mateus e tenho 24 anos.

No momento mais importante da minha vida sinto que estou falhando miseravelmente.

Por ser de uma família bem pobre, tive uma adolescência que se resumia entre: casa, trabalho e escola. Ou seja, não tive as experiências que a maioria dos garotos, nessa fase, passam. Nunca fui a uma festa ficar louco ou beber até ficar bêbado (na real, eu nem curto isso).

Nunca experimentei uma briga. Nunca namorei e, com isso, nunca fiz sexo.

Em toda minha vida, dinheiro sempre foi um problema que criava outros problemas. A falta dele me causava um ódio e uma tristeza enorme. Sendo assim, minha motivação principal é só uma: sair da pobreza.

Portanto, decidi entrar em um curso superior numa faculdade pública para poder ter um emprego decente e com isso sair da miséria.

Com esse objetivo único, decidi desistir das outras áreas da minha vida até conseguir dinheiro: desisti de ter uma vida social e amorosa para focar todo meu tempo em estudar. No entanto, mesmo focando todo meu tempo aos estudos, estou falhando miseravelmente no curso.

Estou no segundo ano de design gráfico. Pego muitas matérias para poder me formar o quanto antes, com isso, acabo não conseguindo conciliar todas as disciplinas e trabalhos ao mesmo tempo.

Viro várias noites para poder entregar alguns trabalhos (que saem bem mal feitos); durmo 4 horas por dia e não faço atividade física para poder estudar o máximo. E mesmo assim, mal começou o semestre e já desisti de 2 matérias. Não sei o que fazer.

O que preciso para ter uma qualidade nos estudos diários? E como manter os estudos superando a expectativa, a frustração, o cansaço, a dúvida?"

— Mateus

Como responder e ajudar no Mentoria PdH:

  • comentem sempre em primeira pessoa, contando da sua experiência direta com o tema — e não só dizendo o que a pessoa tem que fazer, como um professor distante da situação
  • não ridicularizem, humilhem ou façam piada com o outro
  • sejam específicos ao contar do que funcionou ou não para vocês
  • estamos cultivando relações de parceria de acordo com a perspectiva proposta aqui, que vai além das amizades usuais (vale a leitura)
  • comentários grosseiros, rudes, agressivos ou que fujam do foco serão deletados

Como enviar minha pergunta?

Você pode mandar sua pergunta para posts@papodehomem.com.br .

O assunto do email deve ter o seguinte formato: "PERGUNTA | Mentoria PdH" — assim conseguimos filtrar e encontrar as mensagens com facilidade.

Posso fazer perguntas simples e práticas, na linha "Como planejo minha mudança de cidade sem quebrar? Como organizar melhor o tempo pra cuidar de meu filho? Como lidar com o diagnóstico de uma doença grave?" ?

Com exceção da pergunta publicada hoje, todas as demais dão ênfase a obstáculos emocionais mais profundos e amplos. 

Mas queremos tratar também de dificuldades práticas enfrentadas por nós no dia-a-dia.

Então, quem tiver questões nessa linha, por favor, nos enviem. Assim vamos construindo um mosaico mais amplo com a Mentoria.

Adorei a série. Onde encontro as perguntas anteriores?

Basta entrar na coleção Mentoria PdH.

Por fim, um presente surpresa para o Mateus:

Novidade na Mentoria, pessoal!

Conversamos com o Eduardo Amuri, consultor financeiro e colunista da casa. Ele vai presentear o Mateus com seu curso online "Finanças para Autônomos — práticas para uma vida financeira mais inteligente" (valor de R$570).

E também vai enviar a ele uma edição do seu livro "Dinheiro Sem Medo".

Amuri no TEDx

Recomendamos ambos, de coração! E aspiramos que a vida do Mateus e de muitos outros e outras possam ser beneficiadas. Se desejarem contato com Amuri, venham por aqui.


publicado em 14 de Maio de 2018, 11:55
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura