O Instituto MenCare, compilando pesquisas sobre divisão de trabalho, formulou uma propostas para a equilibrar as cargas de trabalho: 50 min, 50%.

50 minutos a mais de trabalho para homens a fim de que a divisão seja 50% para cada um do casal.

Segundo a pesquisa “Care work and care jobs for the future of decent work”,  desenvolvida pela International Labour Organization, com autoria de Addati, L., Cattaneo, U., Esquivel, V., & Valarino, I. (2018), somando em minutos o tempo que cada um (homens e mulheres) gastam em trabalhos remunerados (o emprego) e trabalhos não-remunerados (cuidados com a casa, alimentação e filhos), as mulheres estão trabalhando mais que os homens. 

Nas américas, as mulheres gastam cerca 4h30 min (263 minutos) todos os dias fazendo trabalhos não-remunerados. Os homens dedicam 2h30 diárias nas mesmas tarefas.

“Somando trabalho remunerado e não remunerado, em um ano, é como se homens ganhassem 2 semanas de férias” (GARY BARKER, Seminário Paternidades Promundo, 2020). 

Para combater a sobrecarga o Instituto MenCare criou uma meta de equilíbrio: o compromisso 50 minutos, 50%.  

Funciona assim, todos os dias homens assumem 50 minutos de trabalhos de cuidado que antes estavam sob a responsabilidade da mulher. 

Um episódio de série, uma edição de jornal ou um tempo de futebol. Imagine que todos os dias o parceiro abra mão de um desses para assumir as tarefas com filhos, casa e alimentação enquanto, ao contrário, a parceira ganha uma hora para si.

Vale lembrar que: quando a mulher trabalha 50 minutos a menos e o homem 50 a mais, isso não é um bônus ou uma compensação para as mulheres, nem um prejuízo para os companheiros. Isso é uma meta para que ambos façam, em teoria, a mesma quantidade de trabalho diário, 50/50. 

Leia também  Falar de dinheiro é um teste de amor: um vídeo de casais conversando sobre finanças

Os dados da pesquisa são uma média da população das Américas. Isso nos faz ver que, mesmo que algumas famílias estejam trabalhando em conjunto e com uma divisão mais equilibrada, olhando para a população ampla, a divisão de trabalho de cuidado ainda é desigual e sobrecarrega as mulheres.

Fica aqui o compromisso de cuidado masculino: 50 minutos, 50%.

Conta pra gente,  que acha de aderir? Ou de sugerir pros amigos e conhecidos?

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a <a>visão editorial do PdH