“Qualquer um pode ser jornalista?” é a pergunta que mais ouço desde que o diploma para o exercício da profissão subiu no telhado. Na Suécia, a imprensa é praticada mais ou menos desse modo.

Norran, tradicional jornal diário do norte da Suécia, tem convocado seus leitores para as decisões editoriais. Funciona da seguinte forma: a redação é dotada de uma ferramenta chamada eEditor, que permite a leitura em tempo real. Os leitores acompanham a construção da matéria e, por meio de um chat, discutem os textos com os jornalistas. Podem inclusive sugerir ângulos para tratar das pautas. Tudo é observado por um jornalista sênior.

O PdH faz algo parecido com o que Norran vem fazendo. Inclusive pensamos em adotar o sueco como língua oficial nos posts.

Durante uma palestra na Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias, em Paris, a redatora-chefe Anette Novak afirmou que a política de abrir a redação faz com que a comunidade tenha mais envolvimento com o jornal: “Percebo que, se alguém perguntar ‘precisamos do Norran?’, decidiriam ‘não precisamos’. Temos que barrar essa ideia antes que ela chegue à cabeça dos leitores”.

Novak aposta em três elementos para que seu jornal – que, apesar de tradicional, sofre com os limites publicitários e a saúde financeira como qualquer publicação regional – continue vivo:

  • criação colaborativa com os leitores,
  • transparência editorial com a comunidade,
  • credibilidade.

A fórmula parece ter surtido efeito. O jornal não revela números, mas aponta um forte crescimento no tráfego online e nas referências no Facebook. Com isso, anunciantes antigos que haviam abandonado o Norran durante a época de vacas magras têm voltado a fazer negócios com o jornal.

Abrir as redações para participação popular talvez responda à pergunta inicial do texto. É uma possibilidade. A única certeza é que a Suécia se mostra na vanguarda do jornalismo com atos como este. Num futuro próximo, teremos o país como símbolo da imprensa livre e democrática, e não apenas como terra de vikings e loiras atrevidas.

Oferecimento: Novo Volvo S60

Link YouTube | Abrir a redação para o povo é um atrevimento. Mas não tanto quanto o novo S60, o #volvoatrevido.

Falando na Suécia, a Volvo apresenta o novo S60, também conhecido como #volvoatrevido (veja no vídeo acima). Um Volvo como você nunca viu, que veio para marcar o início de uma nova era.


sitepdh

Ilustradora, engenheira civil e mestranda em sustentabilidade do ambiente construído, atualmente pesquisa a mudança de paradigma necessária na indústria da construção civil rumo à regeneração e é co-fundadora do Futuro possível.

Leia também  O cansaço não é uma medalha para se ostentar