Pergunta: “Se vc é Dr. mesmo me responda:
Eu tenho uma irmã que casou a pouco tempo, mas só que o marido dela só
tem um testículo. Isso tem problema para ela engravidar?
Obrigada.”
– Mayara
Olá, cara leitora,
Vou reformular a sua pergunta. Você me perguntou se tem problema para sua irmã engravidar, e a resposta seria: Se ela tiver o aparelho reprodutor funcionando normalmente, nenhum problema.
Mas…
O que você quer saber se o fato do marido dela só ter um testículo reduz as chances de ela engravidar dele. Isso depende.
Primeiro eu precisaria saber qual é a causa dele só ter um testículo. De nascença? Secundário a uma hidrocele? Um câncer testicular? Remoção traumática?
Provavelmente você observou que o marido de sua irmã é uma pessoa normal. Ou seja, tem caracteres masculinos adultos (voz grossa, essas coisas), o que prova que o testículo remanescente está cumprindo a sua função hormonal.
Na maioria das vezes, o testículo único é PERFEITAMENTE capaz de suprir as necessidades hormonais do homem. Seria mais ou menos como o rim, você pode viver apenas com um.
Finalmente respondendo o que você quer saber de fato: Teoricamente não há problema para engravidar de um homem com apenas um testículo. A quantidade de espermatozóides continuará sendo imensa e mais do que capaz de fecundar uma mulher.
Leve em conta as limitações do contexto
Isso claro eu posso afirmar com as informações que tenho. Não sei o que causou a remoção do outro testículo, se porventura foi algo capaz de danificar o aparato sexual restante.
E em caso de dúvida, é sempre útil consultar um especialista em reprodução humana, e fazer um espermograma para começar.
Dr Health, goleiro nas horas vagas, e imaginando se a dor de quem tem um testículo se reduz pela metade, quando vem aquela bolada inevitável no meio das pernas.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.