Como anda sua relação com o dinheiro? Suas respostas vão nos ajudar a fazer um especial sobre educação financeira. [PESQUISA]

Bedibê e a magia das pequenas coisas | Eu ouvi pra você #24

Cada observação, frustração e alegria cotidiana que seria compartilhada em uma tranquila mesa de boteco em algum canto da cidade está aqui.

A boa canção é a magia das pequenas coisas.

Explico.

Uma música, pra ser completa no sentido cancioneiro da palavra, demanda algumas partes precisamente posicionadas para que ela possa fazer bem o seu trabalho.

Sim, as notas, a harmonia, ritmo, dinâmica e demais elementos musicais precisam fazer sentido, ser bem tocados e interpretados para atingirem a raiz primitiva que nos envolve sempre que o acorde correto soa.

Mas, para além desse aspecto sonoro, as letras exercem um papel fundamental. As palavras têm de estar lá, mas nem só de vocabulário amplo é feita uma boa canção. Aliás, é muito fácil as palavras estarem ali e não causarem coisa alguma. Há um conjunto de informações melódicas que têm de fazer sentido não só no âmbito semântico, mas também emocional.

É por isso que muitas vezes uma frase aparentemente sem nexo algum atinge um certo nervo que faz sua orelha se esticar em direção àquela informação. 

É essa verdade emocional que nos atrai e é super difícil de desenvolver. O motivo é que, apesar de existirem técnicas para chegar a certos resultados, a sutileza de uma visão honesta, a abertura para se expor e colocar em evidência os pequenos sentimentos - muitas vezes inconfessáveis - é que nos fazem ressoar junto com a canção.

A Bedibê parece trazer consigo essa pureza e abertura em suas músicas. Em cada linha é possível entender o que moveu os amigos Diego Bravo (percussão e backing vocals), Fred Rocha (voz, violão, baixo e cavaco), Karin Hueck (voz, teclado e caixinha de música) e Tiago Van Deursen (voz, violão, gaita e cavaco) se unirem ao redor desse projeto.

Cada observação, frustração e alegria cotidiana que seria compartilhada em uma tranquila mesa de boteco em algum canto da cidade está ali. A vontade de deixar o emprego, o sentimento diante de envelhecer, o medo de se prender em uma relação, as conversas entre amigos. É possível ouvir tudo isso.

O disco passeia entre a MPB e o Folk e oferece uma atmosfera bem intimista, digna do nome.

Recomendo em especial "Esquina" que serviu de base pro clipe que, aliás, está ótimo.

Link Youtube

Envelhecer (2016)

 


publicado em 01 de Junho de 2016, 17:49
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Volta e meia grava e disponibiliza no Soundcloud. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura