O que acontece quando um astrofísico, um produtor de desenho animado e a viúva de um renomado cientista vão ao bar?
Depende.
Se o astrofísico for Neil deGrasse Tyson – sim, a inspiração daquele meme.
Link YouTube | deGrasse Tyson é demais
Se o produtor de desenho animado for Seth McFarlane, que, além de ser o criador de Family Guy, é ator, dublador, animador, roteirista, comediante, produtor, diretor e cantor.

E se a mulher em questão for Ann Druyan, viúva de Carl Sagan, temos nada menos do que a reabertura de uma fenda no espaço-tempo.

Sagan foi um dos maiores responsáveis por transformar a divulgação científica da década de 80, ao narrar e co-escrever os 13 capítulos da série Cosmos: A Personal Voyage – hoje disponível e remasterizada nesse box elegante, ou na vastidão intergaláctica do YouTube.

E agora Neil, Seth e Ann se uniram para nos trazer a volta de “Cosmos”.
A original
“O Cosmos é tudo que é, já foi ou jamais será. Nossas mais ínfimas contemplações do Cosmos mexem conosco – geram uma sensação de cócegas na espinha, um engasgo ao falar, uma vaga sensação de uma memória distante, como se estivéssemos caindo de uma grande altura. Nós sabemos que estamos nos aproximando do maior dos mistérios.”
A nova
‘Cosmos: Odisséia no Espaço’ vai inventar novas narrativas científicas de maneira a revelar a imensidão do universo e reinventar elementos míticos da série original, incluindo o calendário cósmico (Cosmic Calendar) e o navio espacial da imaginação (Ship of the Imagination).
Unindo ceticismo e pensamento, e interligando a ciência rigorosa com elementos visuais, emocionais e espirituais, esta será uma experiência transcendente – a visão do cosmos na sua imensa escala tal como a conhecemos.
No Brasil será transmitido quinta, pelo canal National Geographic, às 22h30.
Não perco por nada.
* * *
ps.: lá fora, a estreia teve um pronunciamento do Barack Obama sobre a importância da exploração e divulgação científica. o quão foda é um presidente fazendo a abertura de uma série como essa? como se não bastasse, concedeu uma épica entrevista ao Between Two Ferns, do Zach Galifianakis. Ele e o Mujica, imbatíveis.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.