Conselhos, trauma e leitura | Melhores comentários da semana

E as experiências catárticas da nostalgia, do amor, sexo e conhecimento

Tenho só 21 anos. Não carrego comigo muitos arrependimentos, mas decerto faria algumas coisas diferente se tivesse uma máquina do tempo. Nada que me amargure o peito ou me prenda a refazer o passado, já que uma dose de autocompaixão me ajuda a acolher meus erros, entendê-los, evitar repeti-los e aprender a fazer escolhas cada vez mais acertadas.

Nesta semana, o Alberto Brandão puxou uma conversa nostálgica, gostosa, e um tico dolorosa pra muita gente. Se você pudesse dar conselhos ao seu eu de anos atrás, o que diria?

A experiência pode ser uma saia justa já que, é claro, com alguns anos vividos a mais e outros erros nas costas, percebemos que chances foram perdidas e atitudes foram equivocadas. Sem romantismos, é importante ver que alguns erros marcam outras pessoas e não têm corretivo. Não deveriam ter sido cometidos. 

Apesar disso, foi bonito como a coisa se desenrolou: todo mundo naquela caixa de comentários escolheu se acolher. Conversar consigo mesmo com carinho, e aceitar a ideia de evolução. Era quase unânime a lucidez de que o caminho de erros não tem fim, e daqui a dez anos poderíamos todos nos escrever outra carta.

Chega mais pra ver o que rolou.

* * *

Convido todos os que leem este texto a, na caixa de comentários, colocar links ou prints dos comentários em textos desta semana que lhes pareceram mais relevantes. Assim, a gente complementa a lista que vem do lado de cá.

Para colocar o link de um comentário específico, basta clicar sobre a marcação de tempo dele. Para tirar print de um comentário específico, procure o botão Prt Sc no seu teclado e pressione-o. Depois, abra o Paint, clique Ctrl+v, recorte o comentário que quer destacar e salve o arquivo. Na caixa de comentários, procure a opção de comentar com uma imagem, selecione o comentário salvo e pronto!

Quais foram os melhores comentários desta semana procês?

Em Para meu eu de 16 anos: conselhos que eu gostaria de ter recebido, por Alberto Brandão

Em ler é uma prática, por Alex Castro

Em Dois homens transaram na novela das onze. E agora?, por Marcela Campos

Em Transtorno de relacionamento pós-traumas | Do Amor #36, por Jader Pires

 


publicado em 15 de Julho de 2016, 14:10
Img 5371 jpg

Marcela Campos

Tão encantada com as possibilidades da vida que tem um pézinho aqui e outro acolá – é professora de crianças e adolescentes, mas formada em Jornalismo pela USP. Nunca tem preguiça de bater um papo bom.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura