Começa amanhã (quinta) às 19h nosso curso de equilíbrio emocional para homens. Últimas vagas!

Comentários e conselhos que você não deve dar aos pais de uma criança | Vida de Pai #11

Não é por mal. Todo mundo já falou uma dessas. Eu mesmo já falei várias antes de ser pai. Mas estou aqui pra te ajudar: não cometa essas gafes.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg

Sabe quando você está num momento de stress e chega alguém, que não tem nada a ver com a história, e começa a palpitar no assunto? Você responde educadamente algo para a pessoa mas, por dentro, tá mandando ela ficar quieta?

Essa é a sensação de quando alguém de fora vem te dizer o que você precisa fazer com os seus filhos.

Listei aqui alguns dos absurdos que eu e muitos outros pais já ouviram. Entendo que em alguns casos há uma boa intenção por trás, mas são conselhos que partem de uma premissa bem errada.

Dá uma chupeta que para de chorar

Ao contrário do que diz a marchinha de carnaval, a chupeta não necessariamente faz o bebê parar de chorar.

Chupeta não alivia cólica, não faz o dente que ta nascendo parar de doer, não faz passar uma dor de ouvido ou um mal estar e não substitui o acolhimento dos pais.

Chupeta atrapalha no aleitamento materno, deforma a estrutura óssea do rosto e da boca, atrapalha na fala, mastigação e deglutição. Chupeta cria um péssimo hábito e é difícil de tirar depois.

Claro, tem vezes que ela faz a criança parar de chorar. Mas respeite quem escolheu não dar chupeta, é um baita sacrifício que os pais estão fazendo agora para não precisar encarar outros problemas no futuro.

Minha mãe fazia isso comigo e eu to aqui vivo

Antigamente as crianças andavam no banco de trás sem cinto de segurança e os carros não tinham airbag.

Os adultos fumavam no mesmo ambiente que as crianças.

As grávidas faziam um monte de coisas que os médicos hoje ficariam de cabelo em pé.

Não existia essa frescura de adaptar a casa para as crianças.

Os programas de TV infantis tinham piadas racistas e homofóbicas.

Ninguém perguntava para o médico o que as crianças podiam e não podiam comer, a gente simplesmente dava o que achava que tinha que dar.

E o Merthiolate ardia muito.

Link do Youtube

Só que na década de 80 a taxa de mortalidade infantil era aproximadamente 50% mais alta, e a expectativa de vida era de quase 12 anos menor.

O mundo tá ficando um pouco mais empático e seguro para as pessoas, só isso.

Se você der mamadeira ele dorme a noite toda

Muito cuidado ao dizer aos pais que eles precisam dar mamadeira para a criança, ela não é um substituto ao aleitamento materno.

A sucção é diferente e quase sempre leva ao desmame precoce da criança.

De fato, a probabilidade de você dar mamadeira e a criança dormir a noite toda é maior. Mas, além de não ser garantia - muitos bebês continuam acordando à noite não por fome, mas por costume - as chances da criança desmamar precocemente e deixar de ter os inúmeros benefícios ao longo prazo do aleitamento materno também são grandes.

Ele(a) não tá muito grande para mamar no peito?

A OMS recomenda amamentar até os 2 anos de idade. Nessa fase, ao ingerir leite materno, a criança recebe inúmeros benefícios que contribuem para a saúde dela.

E não, isso não é coisa de país subdesenvolvido.

Mesmo que a criança tenha mais de dois anos e você ache bizarro, contenha-se.

Você não acha chato quando um vegano fica te dizendo que você não deveria comer carne ou um natureba dizendo que você precisa parar de consumir açúcar?

Esse bebê não para de chorar, não é fome? Ou será que ele não tá com sono? Você viu a fralda dele? Será que não tem alguma coisa errada?

Se o choro de um bebê está incomodado você, pode ter certeza que os pais, há meses ouvindo ele chorar, estão muito mais.

E, não, o bebê não chora só quando está com fome, sono, fralda suja ou quando quer mamar.

Tem vezes que mesmo sabendo o motivo não tem muito como agir para fazer ele parar de chorar na hora: pode ser um dente nascendo, uma cólica mais brava ou uma dor de ouvido, por exemplo.

Pode ter certeza que aquele bebezinho esgoelando no avião ou no ônibus não tá fazendo isso porque os pais querem te sacanear. Eles querem fazer o bebê parar de chorar tanto quanto você.

Ressaltar o problema só deixa os pais mais irritados.

E essa criança não vai nascer? Ta demorando hein!

A gravidez é um momento de bastante ansiedade. As últimas semanas são bem tensas, a mulher fica bem cansada e milhões de coisas passam na cabeça do casal.

A não ser que o pais optem por uma cesárea, não existe data exata para um bebê nascer. Uma gestação é um processo natural que pode variar de 36 a 42 semanas; dá quase um mês e meio de margem de erro.

Não apresse as coisas, já tem ansiedade demais rolando por lá. Falo por experiência própria.

Mas meu priminho é um mês mais novo e já anda e fala

O Mark Zuckerberg ficou bilionário antes dos 30.

Kennedy foi presidente com 44

Pelé ganhou uma copa do mundo com 18 anos.

Beethoven já era reconhecido como gênio musical aos 22

Imagina que chato alguém te esfregando isso na cara?

Idade não significa nada, cada criança se desenvolve no seu tempo, não precisa apressar os pais.

E só pra constar: Einstein aprendeu a falar com 4 anos de idade.

Ela dorme na mesma cama que vocês? Cuidado, depois vai ser difícil de tirar da cama, hein?

Eu poderia escrever um textão sobre cama compartilhada, mas deixo aqui um vídeo do sempre recomendado Paizinho, vírgula onde ele explica bem o tema e com bastante propriedade.

Link do Youtube

Ela não sorri?

O bebê aprende a sorrir lá para depois do segundo mês de vida. Antes disso, são movimentos involuntários do rosto da criança.

Até os 3 meses a criança ainda acha que ela e a mãe são a mesma pessoa.

Demora um bocado de tempo para o bebê se situar no mundo e entender como as coisas funcionam. Ele não vai sair sorrindo e demonstrando simpatia com todos o tempo todo.

Calma.

Você é pai de menina? Vish quando crescer vai te dar trabalho. Você vai pagar seus pecados

Eu sinto vontade de me esconder de vergonha alheia quando alguém me fala isso, porque ela parte da premissa muito torta de que eu não quero que minha filha se envolva com outros homens quando for mais velha. Sendo bem sincero, desde que ela se cuide, eu espero de coração que ela se relacione com todas as pessoas que ela sinta vontade ao longo da vida dela. Sim, ela vai ter desilusões e sofrer de amor (até escrevi um email para ela ler quando passar pela primeira dor de cotovelo), mas não tem nada que eu possa fazer para que isso não aconteça. Faz parte das experiências que precisamos passar para amadurecer e ter uma vida completa.

Não, eu não quero que minha filha seja minha menininha a vida inteira. Eu espero que ela cresça e seja uma mulher madura e forte para tomar as próprias decisões. Claro que eu sempre vou estar do lado para apoiá-la no que precisar, mas quero que ela tenha garra e maturidade para bancar as próprias escolhas de frente.

***

Os primeiros anos do bebê são um período bem delicado na vida do casal, as coisas estão de ponta cabeça e não é raro que ambos ainda estejam se descobrindo como pais e passando por crises.

Pondere antes de opinar na maneira como os pais criam os filhos e tenha muito cuidado na forma como você vai abordar o assunto, mesmo que seja uma crítica construtiva.

No fundo, por mais difícil que seja de acreditar e transparecer algumas vezes, os pais estão dando o melhor de si pelos filhos.


publicado em 10 de Janeiro de 2017, 16:35
Fa6216a91d207a00d48a0f1c69f44eb9?s=130

Rodrigo Cambiaghi

Gerente de atendimento do PapodeHomem, reveza o tempo entre filha, esposa, cão, trabalho, banda, games, horta de casa, cozinha e aulas de canto. No instagram posta fotos da filha, do cachorro, da coleção de games antigos, nerdices e coisas aleatórias.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: