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Como se preparar fisicamente para a chegada de um filho ou "como manter o físico para aguentar a energia de uma criança em casa"

Cabeça, rotina, o corpo. Podemos nos preparar para a chegada de filhos e lidar com a criação das crianças de maneira mais lúcida e tranquila. Vamos tentar?

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Planejar e ter um filho equivale ao treinamento de uma maratona. Desde os preparativos, que vão da análise do quão saudáveis estão os espermatozoides ou o enfrentamento das inúmeras etapas de um processo de adoção, são incontáveis os esforços físicos e emocionais recrutados pelo corpo.

Seus espermatozoides estão saudáveis?

Para iniciar, fertilidade e função sexual são um excelente termômetro de nossa saúde geral. Alguns homens vão ao médico por disfunção erétil e muitas vezes essa disfunção está refletindo problemas cardiovasculares, metabólicos, diabetes etc; outros, ao receber suplementação vitamínica, têm melhoras significativas nos resultados de seus espermogramas, sugerindo que suas dietas prévias estavam pobres nutricionalmente.

Sobrepeso, obesidade, celulares e computadores no colo, e uma dieta rica em carboidratos refinados e baixa em gorduras naturais dos alimentos, podem danificar o DNA do esperma, afetando assim a fertilidade. O colesterol, que não é o vilão que lhe contaram, é parte importante de todos os hormônios reprodutivos e assim, dietas pobres em gordura podem ser extremamente maléficas.

Seu descanso está na sua agenda?

Como está a organização dos momentos de lazer na sua casa? Vocês estabelecem planos sobre quem descansará, que horas e como? Quem terá um tempo para ir à academia ou à confeitaria, nem que seja por 30 minutos?

É importante incorporar os momentos de sono, lazer e ócio na agenda e nos diálogos, assim, eles se tornam tão valorosos quanto às nossas obrigações. Se deixamos para decidir sobre as tarefas familiares ou domésticas em um contexto onde uma criança chora ou está com cólicas, estamos perdendo a oportunidade de resolver as coisas calmamente, correndo o risco de falarmos algo com certa grosseria, cansaço ou frieza.

É muito comum num cenário onde se tem uma criança, adultos não se olharem de verdade. Em um momento mais calmo, planejem a rotina dos próximos dias e não se esqueçam de colocar prazeres nessa lista, iniciem com a rotina de sono, afinal, é completamente impossível ter energia e humor se descansarmos aquém do considerado saudável. Esquematizem, portanto, seus horários, durmam, e deixem seus hormônios agirem positivamente para o dia de amanhã. Quando dormimos bem e em quantidade, tendemos a fazer escolhas mais saudáveis e felizes no decorrer do dia.

Coma o que você gostaria que seu filho comesse

Sabe aquela proteção natural que você exerce quando evita que seu filho beba refrigerante ou coma algo industrializado?

Já imaginou que grande parte dos nãos que você daria naquelas prateleiras açucaradas dos supermercado diminuiria caso você comesse a comida que gostaria que seu filho comesse? Já experimentou comê-las, perder uns quilos, ganhar disposição e de quebra ensinar pelo exemplo?

Com as crianças, diversificamos o cardápio, procuramos deixar o prato colorido e  cozinhamos o mais naturalmente possível. Escolhemos alimentos frescos, optamos por uma determinada fruta caso o intestino do bebê esteja preso, se mais solto, a fruta é outra, evitamos embalagens plásticas, damos preferência aos orgânicos, procuramos hidratá-lo ora com água, ora com chás de ervas. De vez em quando uma vovó sapeca oferece um chocolate e permitimos, achando muita graça.

O assustador é que alimentamos nossos filhos com papinhas de 8 vegetais e aceitamos comer uma lasanha congelada, isso reflete a distância do apreço que temos pela saúde dos filhos e a nossa. Por que não as conceber igualmente? Inclua na sua alimentação todas essas vitaminas, frutas e vegetais que tanto investe na saúde de seu filho e deixe os  momentos de chocolate e certas guloseimas voltarem a ser o que deveriam, esporádicos e festivos.

O sorriso dele parece o seu!

O quarto dele é cheiroso e arrumado, ele ganha massagem com creme hidratante para relaxar ao fim da noite, tem direito à soneca da manhã, soneca da tarde, teatro, fantoches e brinquedos educativos. Que vida linda! Será que nós adultos conseguimos ter uma parecida?

Cuide de você e da pessoa que está ao seu lado como você cuida de seu filho, atente-se quando algo, que era muito presente e satisfatório perde espaço. Aquilo que nos era importante quando solteiros e sem filhos ainda deve ter um lugar privilegiado em nossas vidas, sejam exercícios, amizades ou momentos de lazer.

E quando tudo estiver muito exaustivo, ou quase brigando, ou quase enlouquecendo, que a gente não se esqueça dos efeitos do sexo dedicado, aquele que acalma canseiras cotidianas, que nos dá banho, afago e carícias, aquele sexo que pede desculpas e que nos ajuda a relembrar do corpo delicioso e cheio de pele a ser explorada que temos.

Se desenvolva motoramente como o seu filho

Todo dia seu filho adquire uma nova habilidade física, cresce, se desenvolve motoramente e anseia por mais movimento. Esse gasto energético lhe dá fome, que lhe dá sono e é algo tão cíclico que chega a nos dar inveja.

Não encontra tempo? Você não precisa ficar uma hora e meia fazendo exercícios.

A solução? Interval Training (HIIT – High Intensity Interval Training). São exercícios de alta intensidade feitos em intervalos, ou seja, séries curtas, de qualquer exercício (Tiros de corrida, bicicleta, natação, subida de escadas, etc.) durante 30 a 120 segundos de exercícios próximo ao limite) seguidas de 30 a 120 segundos de exercício baixo ou moderado para descansar.

Seja na academia do prédio, no parque perto de casa, na sua sala ou em uma academia mesmo, é possível se exercitar em pouco tempo (uma sessão típica de HIIT dura em média de 12 a 20 minutos) com o maior dos benefícios, a queima de calorias que acontece durante horas após o exercício devido à intensidade com que foi feito.

Exemplos de exercícios no método HIIT e de curtas durações:

1. Tiros de corrida, bike, escadas ou natação durante 30 a 120 segundos de exercícios próximo ao limite) seguidas de 30 a 120 segundos de baixa intensidade para descansar;

2. Pular corda respeitando os mesmo tempos de alta e baixa intensidade;

3. Polichinelos;

4. Burpees, composto por 3 movimentos (agachamento, flexão de braços e salto vertical).

Exercícios de resistência muscular para se fazer em qualquer lugar

1. Flexão de Braço (trabalha ombros, peitoral e braços);

2. Barra fixa (trabalha costas, bíceps e abdominal);

3. Tríceps no banco;

4. Prancha no solo (trabalha abdômen, lombar, costas e tronco);

5. Agachamento (trabalha coxas e glúteos);

Durante todos esses exercícios respire corretamente e observe seu corpo, seu abdômen deve estar contraído a todo momento.

O exercício está fácil? Se analise e veja se consegue deixar a postura mais bonita. Ainda está fácil? Aumente a intensidade (peso, velocidade). Fácil ainda? Aumente o volume, a quantidade, os minutos, repetições. Sempre avante.

É possível passar por esses anos iniciais de uma criança e não surtar, invista em sua saúde em todos os aspectos, afinal, pais saudáveis educam filhos saudáveis e nesse processo de ensino aprendizagem é possível refletir sobre nossos hábitos e melhorá-los, se trata de viver de fato como gostaríamos que nossos filhos vivessem.

Não deixaremos de lado aquele cara que iniciava suas manhãs num chamego quente e bebia seu expresso enquanto lia o jornal, ele está aí, e está aí, ele voltará, apenas está passando por uma das melhores e mais difíceis fases da vida.  

E a última dica: não cogite enlouquecer.

Mecenas: Natura

Natura Homem acredita que existem tantas maneiras de exercer as masculinidades quanto o número de homens que existem no mundo. Sem modelos a serem seguidos, sem colocar ainda mais pressão sobre os nossos ombros.

As nossas verdades, os nossos ritmos, os nossos jeitos de ser e estar no mundo. Seja homem? Seja você. Por inteiro. Natura Homem celebra todas as maneiras de ser homem.


publicado em 19 de Agosto de 2017, 00:00
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Débora Navarro Rocha

Educadora Física, mestre em Exercício Físico e Saúde para Populações Especiais. Atualmente é Docente do Instituto Federal do Paraná.


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